terça-feira, 15 de janeiro de 2019

A última vez que falaram de nós...


Se, nos anos 50/60, em Guimarães, se falasse de pintores, dois nomes ocorreriam: Xico Maia e Mestre Caçoila. O primeiro vivia de pintar, sobretudo, paisagens bucólicas que tinham procura e se podiam encontrar em muitas casas da pequena burguesia vimaranense. Mestre Caçoila (18/10/1900-?), de seu nome Manuel Mendes Pereira, pintava por gosto e "aos Domingos" - como dizia -, porque, nos dias úteis, vivia do seu mester de alfaiate, com loja aberta, próximo da Colegiada.
Xico Maia, nome artístico de Francisco Maia Oliveira, tinha figura imponente e cuidada, assemelhando ao rei D. Carlos, mas mais elegante de corpo. Era afável, convivial e sedutor, embora com família estável, mulher bonita e duas filhas. Mestre Caçoila era discreto e parecia tímido. Modesto, mas digno no trajar, usava boina e quase passava despercebido, para quem não conhecesse as suas pretensões artísticas. A José de Guimarães (1939) não passou ele despercebido, e fizeram-se amigos.
Não creio que Xico Maia alguma vez tivesse exposto em mostra individual. Mestre Caçoila, pelo contrário, teve o seu momento de glória ao integrar, no Palácio Foz (SNI), uma exposição colectiva de pintura naïf portuguesa, nos anos 60, suponho.
Muito procurei eu, por todo o lado, antes de fazer este poste, dados e elementos biográficos destes dois pintores vimaranenses, sem qualquer resultado. Encontrei só algumas obras. Valha-nos, ao menos, isso!...
A imortalidade é um mito.

16 comentários:

  1. Onde estarão alguns quadros destes pintores?
    Gosto das duas pinturas. Desejo-lhe uma boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Havia um quadro de Xico Maia, na minha casa inicial, que, com a morte de minha Mãe, eu destinei para um meu Tio que, por sua vez, era genro de Mestre Caçoila - o mundo é pequeno...
      José de Guimarães deve ter, também, muitas obras de Mestre Caçoila. Eu tenho apenas um quadrinho minúsculo, pintado em madeira,dele.
      Uma boa noite, também.

      Eliminar
    2. Pois eu descobri um por coincidência na garagem dos meus pais,desconhecia...

      Eliminar
  2. Pois eu tenho várias obras do XICO MAIA !
    Estão todas em Celorico de Basto.
    Uma ou outra é interessante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora "académico" nos temas, Xico Maia dominava muito bem a técnica de pintar. Por isso, as suas obras não são para desprezar. Mas para conservar, com gosto.
      Pois valia a pena mostrar (no seu Blogue) as mais interessantes - fica o desafio cordial.

      Eliminar
    2. Logo que vá a Terras de Basto, fotografarei algumas e irei apresentar no Grifo Planante.
      É uma sugestão bem recebida !

      Eliminar
    3. Grato lhe fico por ter acolhido, favoravelmente, o meu desafio.
      Aguardarei com paciente mas viva expectativa, meu caro João Menéres!
      Um bom dia, para si, apesar da chuva...

      Eliminar
    4. Não me esquecerei !
      Mais uma ou duas semanas.

      Eliminar
    5. Tudo bem!
      Um bom fim-de-semana.

      Eliminar
    6. Estão fotografadas !
      Agora é uma questão de tempo e oportunidade.
      Mas estará para breve.

      Um abraço.

      Eliminar
  3. Há tanto artista que fica esquecido, sendo por vezes recuperado mais tarde, por uma razão qualquer (como inspirar outro artista mais famoso, por exemplo). Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma grande verdade, o esquecimento. Mas também a recuperação. Casos célebres, a recuperação de Vivaldi por Bach, e a revalorização de Bach por Mendelssohn.
      Bom dia.

      Eliminar
  4. O nome de Mestre Caçoila não me é estranho. Devo ter isto essa expo no SNI, Palácio Foz.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  5. Qual será hoje o valor das obras destes ilustres artistas vimaranenses?

    ResponderEliminar