No limiar do novo ano, o TLS (nº 6040) recordou centenários de alguns escritores, que se vão celebrar em 2019. De Salinger a Iris Murdoch e Doris Lessing, entre outros. Pela nossa parte, portuguesa, cabem-nos Sena e Sophia, porque Eugénio terá de esperar mais 4 anos. Hoje, fariam apenas 96 anos sobre o seu nascimento, na Póvoa de Atalaia (Fundão).
E, sobre Jorge de Sena, se eu não mudar de ideias, preparo-lhe a minha possível e modesta homenagem, mas lá mais para Novembro, que é quando o Arpose completa os seus primeiros 10 anos, juvenis, nove dias depois da data do nascimento do poeta de Fidelidade.
Três grandes nomes das letras portuguesas: Jorge de Sena, Sophia de Mello Breyner e Eugénio de Andrade.
ResponderEliminarEstou quase a terminar de ler a correspondência entre Sena e Eugénio de Andrade, que recomendo vivamente!
Li essa correspondência, com supremo gosto. E fiquei revoltadíssimo quando J. Rentes de Carvalho, no bem falecido seu blogue "Tempo Contado", fez a Eugénio de Andrade críticas soezes, injustas e absurdas, a propósito dessas cartas, quando o Poeta estava morto e já nem se podia defender...
EliminarSaíu ou está para sair a correspondência (Fundão?, Gondomar?) entre o Eugénio e o fotógrafo Dario Gonçalves, que com ele colaborou, em livro. Vou tentar adquirir a obra.
Votos de um bom fim-de-semana.
Gosto muito do Sena. A foto foi tirada na Ilha de Moçambique por Luís Filipe Rocha. Tenho a correspondência dele com a Sopia no monte para ler.
ResponderEliminar1919 foi um bom ano a avaliar por estes dois e mais uns quantos...
Bom dia!
É, para mim, a melhor foto de Jorge de Sena. À correspondência com Sophia, prefiro a de com Eugénio - tem mais substância..:-)
Eliminar1919 foi de boa colheita, realmente.
Bom resto de semana.