Falemos de Broa. De milho.
Que era, aqui há uns 60 anos e no Minho, o contrapeso, nas padarias, para o acerto de trocos em tostões do montante pago pelos bijous e bicas. E, muitas vezes, única refeição de pobres, com magro concurso e conduto de uma sardinha, ou singela malga de caldo. Eram broas enormes essas de antanho, esbranquiçadas de miolo, gretadas na crosta pelo calor do fogo de fornos rústicos e artesanais. A côdea era rija, quase tinha que se rilhar. Outras vezes, esfarelava-se na sopa, para melhor a amolecer. Era, porém, imprescindível para acompanhar o Caldo Verde, com a sua tora e a rodela de chouriço, mais o fiozinho de azeite canónico.
Ainda a vi cozer em casa do meu Tio, no forno ao fundo do quintal, na antiga rua dos Palheiros vimaranenses (hoje, renomeada e militarizada para Humberto Delgado), e em Urgezes, já fora de portas, pela dona Irene, que era a especialista da família Coelho. E lhe punha folhas de vide, por baixo, para que não crestasse muito no lar.
Ainda hoje considero a broa como o acompanhante ideal para um cozido de bacalhau, com todos, ou para umas sardinhas assadas, rechinantes, a pingar. Só que, a Sul, broa de milho minhota, não há. Encontra-se a de Avintes, mais pesada e doce, a Beirã, mais seca e menos saborosa. Por isso, terei de levar uma da Lourinhã, que é parecida com a minhota, mas mais maneirinha e amarelada de miolo, para uma sardinhada com amigos, que vai haver a meio da semana, ali para os lados do Areeiro.
E que nos venha a fazer proveito e sirva para matar saudades!...
Da Lourinhã não sei se algum dia comi. A de Avintes, é muito boa.
ResponderEliminarNunca comi broa a acompanhar bacalhau cozido, mas hei de experimentar.
Bom dia!
Esta, da Lourinhã, é mais adocicada, boa no entanto, a de Avintes mais escura e pesada.
EliminarPois faça a experiência, mas não aconselho a de Avintes, para o caso concreto.
Bom dia!
Então, se tiver de escolher entre as duas, é melhor com a amarela?
EliminarBom dia!
Cá por Lisboa, creio que será a melhor opção..:-)
EliminarBom dia!
Faço às vezes, quando estou em casa da minha mãe no forno de lenha que temos no quintal. Amarante não é Minho mas fica semelhante. Gosto dela, no inverno, desfeita numa malga de café de mistura, daquele que tem chicória e se faz pelo processo de decantação...
ResponderEliminarComo a invejo!..:-)
EliminarPessoa próxima costuma comê-la com Queijo da Serra. E gosta, também.
Amarante é quase Minho, realmente.
Bom dia!
Gosto muito de broa de milho com bacalhau e o fio de azeite. Delicioso!!
ResponderEliminarBoa tarde!
E há um Bacalhau com Broa (miolo migado) no forno, que é uma delícia...
EliminarBoa noite!
Muito aprendi agora sobre broa. Gosto muito, mas julgava que a melhor era a de miolo amarelo. E fico a saber que devo comprar a da Lourinhã! Obrigada! E boa tarde!
ResponderEliminarNo Mercado da Lourinhã há 2 sítios (Cafés) onde a pode comprar. É muito boa, mas esta tem miolo amarelado, ao contrário da minhota, esbranquiçado.
EliminarBoa noite!