segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Divagações 141


Escolhi, para cenário de fundo da leitura de um pequeno ensaio de Saul Bellow (1915), um vídeo-gravação do 4º Concerto para piano de Beethoven. Embora qualquer dos sentidos (olhar e audição) obrigue a uma concentrada atenção, desvio, de vez em quando, o olhar da leitura para o dirigir para a primorosa execução de Wilhelm Backhaus (1884-1969), que foi dirigido pelo maestro Karl Böhm (1894-1981), em 1967. O vídeo é excelente, quer em imagem, quer na sonoridade. A orquestra era a Sinfónica de Viena.
Fico surpreendido pela impassibilidade facial do pianista e do maestro. Apenas se nota, por vezes, uma ligeira contracção muscular na face de Backhaus, quando alguma passagem da partitura obriga a uma maior energia de execução. Menos ainda alterado, o porte e expressão do maestro Böhm.
E dou-me a pensar, por comparação, em interpretações de Alfred Brendel e Maria João Pires cujos jogos fisionómicos se expressam, variada e profundamente. Por entre o que parece ser dor, prazer, dramatismo...
Não sei o que hei-de concluir.

2 comentários:

  1. Bom dia,
    Remeto-me aos seus dois últimos parágrafos: a comparação com outros pianistas e o facto de não saber o que há-de concluir.
    Sempre que vejo música clássica pela televisão (ao vivo tudo fica mais longe) questiono-me um pouco sobre isso: em que pensa o pianista quando toca o 2º andamento do 5º concerto para piano de Beethoven? Chora, comove-se, pensa nos seus dramas e alegrias, no que o compositor terá pensado ou tudo "aquilo" não é mais do que uma máquina composta por dedos, memória, teclas, técnica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço as suas achegas pessoais, fundamentadas.
      No caso de Brendel, cuja frequência de Beethoven foi longa e estudada, eu creio que ele se dá, por inteiro, à emoção natural que a música lhe desperta. Em relação a Maria João Pires, tenho mais dúvidas.
      Arredo, no entanto, a hipótese, em qualquer dos casos, de "representação teatral" para impressionar as audiências.
      Cordialmente, lhe desejo uma boa semana.

      Eliminar