quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Desabafo (41), ou as novas linhas de produção...


Raramente sou elegante e cordato quando, do outro lado da linha, algum desconhecido(a) me contacta, nestas acções emparvecidas da Meo (quanto a uma nova modalidade de tarifário...), da parte de uma provável esconsa clínica de saúde (alertando-me para exames profiláticos grátis...), ou de alguma empresa (para eu opinar sobre a qualidade de algum serviço que me fora prestado).
Francamente, não tenho pachorra, tempo ou paciência para estas baboseiras do marketing moderno...
Mas, depois de desligar, tomo consciência de que do outro lado estaria, provavelmente, um precário(a) de um vago Call center, mal pago e obrigado, para subsistência, a estes trabalhos indigentes que os CEO, refastelados nas suas mordomias, imaginam para seu gozo e gáudio pessoal e impingem, obrigatoriamente, aos seus servos, como tarefa repetitiva e diária.
E, se creio que nunca fui malcriado ao declinar, por telefone, estas palermas propostas, não me peçam que use, cavalheirosamente, os termos habituais das delicadezas da democracia, nestes contactos.
Ironia, ainda vá, hipocrisia, nunca!

8 comentários:

  1. Respostas
    1. É uma das piores pragas das novas tecnologias...
      Bom dia.

      Eliminar
  2. E quando me perguntam se sou o senhor João, respondo que o senhor João é o meu jardineiro e que não pode atender.
    Esses CEO não sabem ensinar esses explorados como se trata um "cliente" ?
    - Não há pachorra !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, grande parte desta gente não teve em sua casa, educação, nem na empresa, um mínimo de formação cívica. Se não saberia, ao menos, que um homem deve ser tratado pelo apelido e não pelo nome...
      Tudo isto só desabona e demonstra a fraca qualidade das nossas empresas.

      Eliminar
  3. Acabei de atender uma chamada dessas, depois de ler o seu texto! Neste caso, a voz de enfado do outro lado era imensa.
    As piores, para mim, são as chamadas em que usam o nosso nome como se de um colega de escola se tratasse. Mas há a versão e que atendemos e ainda o sinal de chamada está no ar... Venha o diabo e escolha!
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já me aconteceu ficar em lista de espera de coisa nenhuma...
      E aos que tomam certas liberdades, no contacto, aí, não tenho pena nenhuma de ser contundente e seco.
      Boa tarde.

      Eliminar
  4. A conversa começava cordata, mas acabava mal, de modo que há muito tempo que não me telefonam. Cheguei a dizer a um que gostava de gastar dinheiro estando noutra operadora... e o que é que ele tinha a ver com isso?
    Quanto aos tratamentos, acho que o problema é das empresas que não dão formação a esses operadores de call centers. O mesmo se passa nos hospitais. Em Portugal há imensos senhores João e senhoras Maria... Custava-lhes tratarem os homens pelo apelido e as mulheres com um dona em vez do senhora? Eu sei que senhora e dona é o mesmo, mas em Portugal já não se devia tratar nenhuma mulher por Senhora Maria ou Senhora Ana... O mesmo se passa no endereçamento dos envelopes. Regras básicas!
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta gentinha não tem o mínimo conhecimento das regras de tratamento. Depois, a influência africana e brasileira ainda reforçou mais este indiferentismo "democrático", em que o tu e o você, muitas vezes, nem sequer corresponde ao tempo e pessoa verbal. É o tribalismo da ignorância...
      Acresce as empresas não se preocuparem minimamente com a selecção e formação dos colaboradores - quanto mais barato, melhor!
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar