quarta-feira, 20 de abril de 2011

Leituras Antigas XXXI : Frankenstein









Andava eu à procura, nos fundos, de livros de Bram Stoker (1847-1912), escritor irlandês, cujo aniversário da morte passa hoje, e autor de algumas novelas sobre Drácula, quando se me depararam dois livros de literatura de terror, com Frankenstein. Quem imaginou esta sinistra figura, foi Mary Shelley (1797-1851), iniciadora do romance gótico inglês e segunda mulher do poeta romântico Shelley. Os livros, que se mostram nas imagens, baseiam-se na obra da autora britânica, mas são produto da imaginação de Benoit Becker, pseudónimo conjunto de 5 escritores franceses, entre eles: Christiane Rochefort e Jean-Claude Carrière.



Terei lido os livros por volta de 1960, pouco mais ou menos, mas não me entusiasmaram particularmente, porque só tenho os primeiros 2 volumes desta "Colecção Suspense", das edições surpresa, limitada, de Vila do Conde, sob a direcção de J. Carvalho-Branco. As traduções são de Rodrigo Macedo e os toscos desenhos das capas são da autoria de Abílio Santos. Os livros tinham a particularidade de virem dentro de uns invólucros de plástico rígido de protecção, e custavam Esc. 12$50. Aprendi, com a leitura destes dois livros, que o terror, como tema, não era meu terreno de eleição, mas sim o policial, puro e duro.

8 comentários:

  1. Eu também sou pelos policiais.
    Não conhecia as Edições Surpresa de Vila do Conde.

    ResponderEliminar
  2. E eu já não me lembrava dos livros, MR, se não fosse procurar outros...

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia estes "continuadores" de Mary Shelley, mas as sequelas ( autorizadas ou não ),pastiches e recriações são sempre um tema que me interessa.
    Sou muito pela lit.policial mas também pela lit.de terror, e tenho acompanhado a polémica recente acerca da criação frankensteiniana naquele Verão quente de 1815: defrontam-se os eruditos que defendem que Shelley (marido) deu uma preciosa ajuda contra aqueloutros que pugnam pelo mérito exclusivo de Mary Shelley.

    ResponderEliminar
  4. E vou continuar o tema frankensteiniano no "sítio do costume".

    ResponderEliminar
  5. Eu alinho com os que falam da ajuda do Poeta, LB. E acho óptimo que também aborde o tema no Prosimetron.

    ResponderEliminar
  6. Quando procurava por Benoit Becker encontrei esta sua página, a única que fala do que ele publicou em Portugal e curiosamente ele publicou estas sequelas do Frankenstein de Mary Shelley antes deste ser publicado em Portugal, o que só aconteceu em 1972, 14 anos depois de "Os passos de Frankenstein" de Benoit Becker. Se ainda tiver os livros será que está disposto a os vender? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Folgo que, embora anos depois de publicado, este Poste lhe tenha sido útil.
      Agradeço a oferta, mas não pretendo vender os exemplares.
      Saudações cordiais.

      Eliminar
  7. Foi realmente útil. Muito obrigado. Cumprimentos.

    ResponderEliminar