sexta-feira, 15 de abril de 2011

Cromos 15 : Os Filhos dos 3 Mosqueteiros




Era num tempo de predomínio dos chamados filmes de capa e espada, depois veio o Tarzan - início dos anos 50 do século passado. A colecção de cromos baseava-se na película homónima "Os filhos dos 3 Mosqueteiros" ("At Swords Point"), realizado por Lewis Allen, em 1952, com Maureen O'Hara e Cornel Wilde. Que, por sua vez, se inspirava nos romances de Alexandre Dumas (pai): "Os 3 Mosqueteiros", "Vinte anos depois" e "O Visconde de Bragelonne", que li, por essas alturas, emprestados de uma agremiação vimaranense, possuidora de uma biblioteca simpática. Aproveitando o sucesso do filme, a Editorial Bruguera, de Barcelona, fez imprimir a colecção de 154 cromos, com imagens-fotografias do filme, retocadas e coloridas à mão, mas de deficiente qualidade. A Agência Portuguesa de Revistas comprou os direitos, traduziu os textos e pô-la à venda em Portugal, em 1953, creio, sob o patrocínio do "Mundo de Aventuras". Vendia-se bem, em pequenos envelopes-surpresa com 3 cromos no interior. A caderneta custava Esc. 3$50, e os últimos 30 números, em falta, podiam pedir-se à Editora, mediante o respectivo pagamento. A minha colecção está completa.

4 comentários:

  1. Esta sua revisitação dos "cromos antigos" dá-me vontade de ir à procura das minhas colecções.Vou trazê-las para Lx e aparecerão no "sítio do costume".

    ResponderEliminar
  2. Esta também é muito gira. Lembro-me do filme. Gosto bastante da Maureen O'Hara.
    Luís, uma foi procurar o que lhe resta dos brinquedos; outro, dos cromos. :)

    ResponderEliminar
  3. Acabo de comprar esta caderneta pero faltan varios cromos,si alguien puede informarme de como conseguirlos se lo agradeceré. Obrigado.

    ResponderEliminar