domingo, 10 de abril de 2011

Uns livrinhos gráceis



Às vezes compram-se livros só pelo prazer de os ter. Não tanto pelo seu conteúdo, mas pelo afecto estético que despertam em nós. Estes voluminhos, em imagem, que terão sido, provavelmente, oferta natalícia dos Laboratórios Bial (passe a publicidade), foram para mim irresistíveis quando os vi à venda, por preço módico, num alfarrabista. Muito embora, das suas brevíssimas antologias, eu conhecesse todos os textos e poemas. As ilustrações são de Aurélio Mesquita e cada livrinho tem apenas 24 páginas. Mas são uns "cristaizinhos", e dá gosto manuseá-los e lê-los.

4 comentários:

  1. Sim, por vezes junto às mãos nascem estas pequenas parcelas de tempo. A sua palavra 'gracéis' é a melhor definição. O design destes livrinhos foi mesmo para serem pequenos, caberem num envelope e serem enviados/oferecidos pelo laboratório referido, nos idos de 1991. Tive muito prazer também em ilustrar Mário Sá-Carneiro, Camões, Régio, Cesário, Antero, Sebastião da Gama, Florbela, João de Deus e Júlio Dinis, num total de 17 livrinhos, que tinham uma caixa própria para a coleção. O tema genérico era a Depressão, a Melancolia ou a Solidão, enfim, algo psiquiátrico na expressão daqueles poetas e serviram para qualquer promoção médica. A escolha de textos é de um médico colaborador do laboratório.
    Obrigado pela sua apreciação. Há mais ilustração em aurelio-informal.com.
    Cumprimentos, Aurelio Mesquita.

    ResponderEliminar
  2. Como não tenho informação informática no computador sobre novos comentários sobre antigos postes, só hoje dei pelo seu - que agradeço. Penso que foi muito feliz na concepção geral dos livrinhos e fico-lhe grato pelas achegas e esclarecimentos que trouxe.
    Saudações cordiais,
    APS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro APS

      Os livrinhos de que falámos (são 17), vão ser mostrados em exposição de Design/arte gráfica, no Auditório de Gondomar, dia 22 de junho 2013, 16 horas, juntamente com inúmeras ilustrações. Trata-se da segunda parte de um projeto comum com Rui Alberto: '2 artistas 40 anos', com as mostras comemorativas das nossas 4 décadas de trabalho em Pintura, Desenho, Arte Gráfica, Medalhística e Ilustração (para diversas editoras, no meu caso).
      Caso não possa vê-los, consulte site da Câmara Mun. Gondomar, a partir de 23 de junho. Atualmente só vê a mostra de Pintura.
      Entretanto, descobri na net que havia um leilão com estes livros.
      Continue o seu bom trabalho. Cordiais cumprimentos.
      Aurélio Mesquita

      Eliminar
  3. Meu caro Aurélio Mesquita:

    Agradeço a gentileza de me ter informado. Não irei ao norte, proximamente, mas não deixarei de consultar o site da C. de Gondomar, para ver com atenção.
    Muito obrigado pelas suas motivadoras e boas palavras.
    Cordialmente,
    APS.

    ResponderEliminar