segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ironias...




1. Mal ou bem, o BE e o PCP recusaram reunir-se com a troika que tem estado a recolher elementos para a futura ajuda e empréstimo a Portugal. Os ingénuos acharão notável este patriotismo e orgulho nacionais. Eu não posso deixar de pensar que, a causa mais directa e próxima do pedido de auxílio económico-financeiro, se deveu ao voto conjunto e contra-natura do CDS, PSD, Verdes, PC e BE, ao chumbar o PEC IV. Crocodilos!...



2. Enquanto o FMI (que, nesta cena, deve fazer o papel de Pide bom) quer, para Portugal, um juro suave, a U. E. (provavelmente, no papel de Pide mau) pretende aplicar um juro punitivo de mais 3%. Com amigos destes, para que precisamos de inimigos? Amigos de Peniche! Vão mas é roubar para o pinhal de Azambuja!...

10 comentários:

  1. O mundo da finança está cada vez mais nojento.

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Permita-me a ingenuidade e discordar:
    O PC e o BE sempre se afirmaram contra os PEC, contra medidas de austeridade que recaem sobretudo em quem não é responsável pelo pântano financeiro em que nos encontramos, e contra as ajudas com muitas aspas do FMI. Se às vezes não o são, aqui foram coerentes. O mesmo não aconteceu com o PSD e o CDS, que advogam a mesma ou ainda pior austeridade que o PS. O chumbo do PEC IV pode apenas ter apressado a perda de soberania, a qual, de resto, já pouco contava, visto que os PEC foram impostos à revelia dos eleitores. Já agora, não será também ingénuo rotular o FMI de "pide bom"?

    ResponderEliminar
  3. Na verdade. Mas o "sistemazinho" e a falta de solidariedade europeia também ajudam muito.

    ResponderEliminar
  4. Ora viva, José Quintas.
    Só algumas notas, para precisar melhor o que quis dizer, e comentar o que refere.
    1. Na verdade, quer o BE, quer o PC nunca apoiaram estas medidas, no passado. Mas estas suas atitudes, agora, parecendo coerentes,são ambíguas. Marcavam presença, e diziam que não.
    Depois fiquei totalmente desiludido com o encontro recente das suas delegações: esperava alguma coisa, em resultados. Mas,no final,pareceu-me apenas um tomar de chá de "Tias", mais para inglês ver. Para mais, começo a ficar cansado de "treinadores de bancada" que nunca querem meter a mão na lama, para verdadeiramente limparem a "casa".
    2. Não sei se o José Quintas conhece aquilo que era a estratégia da Pide, em muitos interrogatórios, para vencer a resistêcia das suas vítimas. Um apresentava-se como irascível, gritava, ameaçava e batia; depois saía, e entrava o Pide "bom" que se mostrava "simpático" e compreensivo, aconselhando "amigavelmente", para obter da vítima, já baralhada e perturbada, os objectivos. Eram iguais, só que com métodos diferentes. Para mim, FMI e FEEF são as duas faces da mesma moeda. Infelizmente. Apesar de tudo, mais claros que as "agências de ratos (Moody´s, Standard & Poor's, etc.)".
    "Sans rancune" e grato pela sua visita, José Quintas!

    ResponderEliminar
  5. Por acaso hoje ouvi a Ana Gomes que explicou que quem está no FMI é o Strauss-Kahn que quer salvar a Europa, enquanto que os governos europeus (na sua maioria, neoliberais) querem dar cabo da Europa. Segundo ela - e eu concordo - é a diferença entre a Europa de Delors e a Europa de Durão Barroso.

    ResponderEliminar
  6. Palavras justas e desassombradas, as de Ana Gomes. E parece que Strauss-Kahn é uma hipótese, provável, de candidato a PR de França,pelo PSF, contra o napoleãozito Sarkozy.

    ResponderEliminar
  7. Meu caro APS, como os acontecimentos subsequentes vieram a provar, o chumbado PEC IV era uma aspirina para tratar uma perna partida. Não era possível continuarmos de PEC em PEC até a realidade nos cair em cima das cabeças.
    A ajuda devia ter sido já pedida há meio ano, quando os juros dispararam para níveis insuportáveis.
    Digo isto, como sabe, sem ilusões quanto aos miseráveis especuladores dos hedge funds e à conduta criminosa das agências de rating que ajudaram, e muito, à festa.
    Mas não foi o FMI nem os finlandeses e outros parceiros (amargos) europeus que puseram o sector empresarial do Estado em pré-falência, nem negociaram ruinosas parcerias público-privadas ou sonharam com várias (?!) linhas de TGV.

    ResponderEliminar
  8. Strauss-Kahn tem grande apoio entre os franceses e há uns meses batia o Napoleãozinho de Tacões aos pontos, nas sondagens.

    ResponderEliminar
  9. Carissimo LB:
    longe de mim inocentar Sócrates (PS) deste nosso desastre actual. Mas, por uma questâo de justiça (que lhe deve ser cara), incluiria no grupo dos responsáveis: Cavaco, Guterres (o fugidio pantanoso), Barroso (o feliz emigrante), Santana (o breve). E depois os inefáveis ministros das alíneas fundamentais ( e grande parte dos seus agentes: a) Educação e Cultura, b)Justiça, c)Verdade, ética e moral. Tirando esta última, de que não há ministério, acrescentaria as nossas fraquezas centenárias: sentido de auto-crítica, capacidade de pensar e decidir por si, sentido de independência,noção da realidade e,principalmente, rigor e perseverança. Temos um país belíssimo,sem excessiva ambição, poderíamos ter o suficiente, é preciso corrigir, e trabalhar. O FMI e o FEEF são excrecências malignas que nada vem acrescentar ao que poderíamos fazer, por nós. Mas continuamos na infância, a chorar pelo paizinho que venha de fora, com o seu guarda-chuva, para proteger-nos da água...
    Abraço amigo do
    A. S.

    ResponderEliminar
  10. Venha um Strauss-Kahn, Miss Tolstoi, que da Segolene já me chega... é um Blair travestido...

    ResponderEliminar