quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cioran, La Rochefoucauld e Valéry


"É impossível amar uma segunda vez o que, na verdade, deixamos de amar. Esta frase de La Rochefoucauld aplica-se bem à minha atitude em relação a Valéry. Houve um tempo em que eu o lia deliciado; esse período passou; é preciso que regresse a ele para dele falar; é-me impossível reencontrar, já não digo o ardor, mas a fraqueza de outrora. Nunca deviamos aceitar trabalhos de encomenda, mesmo quando estamos necessitados."

E. M. Cioran, Cahiers 1957-1972 (pg. 542).

3 comentários:

  1. Tem-me acontecido imenso com escritores de que gostava imenso. E a inversa também é verdade: descobrir numa segunda leitura escritores que não apreciava ou a que não liguei.

    ResponderEliminar
  2. Eu penso que um sentimento normal, MR, para quem leu muito, e continua a ler. Qualquer dia pego na Yourcenar, a ver se me resistiu...

    ResponderEliminar