Evito, habitualmente, colocar no Arpose vídeos de grande duração, porque suponho que o tempo dos cibernautas visitantes não se compadece, por norma, em assistir durante muitos minutos, por exemplo, a uma sinfonia completa ou a um debate mais prolongado. Basta ter em conta o tempo médio de visita, para concluir, sem hesitação e concretamente, tal facto.
( Creio mesmo que a celeridade e impaciência de passar a outra coisa é o que caracteriza este nosso tempo.)
Por uma vez, abro a excepção. Sobretudo para mim e para ter arquivado, no Blogue, este documento.
A entrevista é acompanhada, intermitentemente, pela Nona, de Beethoven. Que não esbate o testemunho das palavras de Menuhin, antes o sublinha, na sua importância indiscutível.
Com a duração de cerca de 45 minutos, o vídeo é legendado em português.
Quem me quiser acompanhar na audição, faça favor!
P. S.: retenho, desta entrevista, uma resposta de Yehudi Menuhin. Quando lhe perguntaram o que terá perdido Israel, ao constituir-se em Estado, o grande violinista responde: "A inocência."
Em vários pontos desta entrevista, entendi toda a
ResponderEliminarhumanidade das palavras, por vezes muito simples deste
extraordinário músico. É preciso modificar o mundo. As
religiões são um mal.E tocou-me a história da rosa que
lhe ofereceu um prisioneiro.É pena estas pessoas tão
sábias de opiniões não serem eternas.E a música de
Beethoven como som de fundo. Ainda bem que aqui trouxe
este vídeo. Gostei muito e agradeço. Bom domingo.
Suficiente recompensa, para mim, foi a Maria Franco ter apreciado e gostado desta conversa a céu aberto, cheia de palavras de sabedoria.
EliminarA referência a vários compositores, também nos ilumina pela serenidade com que são ditas, por quem sabia, embora sempre com reflexões cuidadas.
Um bom Domingo.
Eu sou culpada de estar sempre com pressa (sinto-me muitas vezes como o coelho da Alice). Contudo, quero ver se arranjo tempo para ver este vídeo. E arquivar coisas nos blogues parece-me sempre boa ideia - o pior é quando o Youtube se encarrega de apagá-las. Bom Domingo!
ResponderEliminarNa última semana, dediquei-me a repescar vídeos que o inefável youtube me sugou do Arpose... Há, quase sempre, alternativas.
EliminarÉ evidente que, para quem ainda trabalha e tem obrigações, o tempo é sempre pouco.
Bom resto de Domingo.