sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Divagações 127


Era Harold Bloom que falava da angústia da influência, querendo dizer que nenhum artista se pode libertar, inteiramente, da herança de outros, por muito original e inovador que seja. E a afirmação tanto poderá servir para escritores, poetas, como para escultores e pintores. Mesmo para outros artífices de profissão mais modesta.
O tema insólito e anódino de uma carcaça de animal abatido, para consumo, que, aparentemente, não apresenta nem desperta grandes sentimentos estéticos, foi usado por dois pintores, muito diferentes, com um intervalo de quase 300 anos. Rembrandt (1606-1666) pintou o quadro (carcaça de bovino) entre 1640 e 1645; a tela de Soutine (1893-1943) foi executada (neste caso, a carcaça de um cavalo) em 1925.


2 comentários:

  1. Concordo com Harold Bloom e, neste caso, Soutine deve se ter inspirado em Rembrandt - não creio que seja coincidência. Boa tarde!

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    1. É muitíssimo provável, porque Soutine admirava muito a obra de Rembrandt, desde que viu alguns quadros do Mestre, no Louvre.
      Boa tarde!

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