Há quem leve o seu blogue a sério, quem o leve a brincar. Quem lhe ponha exigência e quem se balde, de forma ligeira, divertida ou, às vezes, infantil. Eu lembro-me quase sempre de Ricardo Reis: "...põe quanto és no mínimo que fazes." E, às vezes, é quase um castigo para lançar mais um poste no Arpose. Mas já lá vão mais de 9.500 postes, nestes 8 anos de exercício, até agora consistente. Como dizia Machado : o caminho faz-se andando. Não hipoteco nem comprometo o futuro por estados de alma momentâneos, nem por restrições à minha liberdade. Até porque as compensações de uma exposição pessoal, em visitas e comentários retributivos são pouco mais do que exíguas. Mas também mal vai quem, sendo minimamente generoso nas partilhas, espera gratificantes recompensas.
Já vi muita gente desistir, no decurso destes 8 anos. Dos 11 blogues que acompanho, vários se apagaram e outros são bissextos, presentemente, ou asseguram uma presença activa meramente residual, que parece prognosticar a morte absoluta a médio prazo. (Entretanto, vou seguindo mais 5 blogues, de forma livre e descomprometida - por não os ter inscritos - para compensar o vazio deixado...) Pragmaticamente, também não quero omitir a realidade crua dos números: o Arpose, que já teve uma média de 360 visitas, tem hoje pouco mais de 70 visitantes diários, dos quais apenas 11 ou 12 são presenças fiéis e constantes, todos os dias. Assim seja! Porque a vida também é isso - uma espécie de ilha com mais melancolia do que júbilos e com mais ligeireza do que fidelidade.
E talvez a conquista maior, mais sábia e difícil de qualquer ser humano seja mesmo a modéstia do silêncio, como matriz suprema da Criação ou, em termos para-científicos, do momento antes do Big Bang inicial. Creio que ainda não estou preparado para isso. Assim, há que celebrar este 8º aniversário do Arpose, mas com singeleza.
E talvez a conquista maior, mais sábia e difícil de qualquer ser humano seja mesmo a modéstia do silêncio, como matriz suprema da Criação ou, em termos para-científicos, do momento antes do Big Bang inicial. Creio que ainda não estou preparado para isso. Assim, há que celebrar este 8º aniversário do Arpose, mas com singeleza.
Sigo o "Arpose" desde que o descobri através do blogue "Memórias e Imagens" e desde então ele faz parte das minhas leituras, nem sempre venho diariamente, mas rapidamente coloco a leitura em dia, porque é sempre um prazer passar por aqui. Ao seu autor e a este blogue desejo uma longa existência e deixo os meus parabéns, por mais este aniversário.
ResponderEliminarMuitos Parabéns e Bom Fim-de-semana!
É sempre bem-vindo!
EliminarObrigado.
Retribuo, cordialmente!
Saravá!
ResponderEliminarAssim seja!
EliminarNem sempre comento, mas a visita é garantida!
ResponderEliminarVotos de muitos mais anos, um dia de cada vez, até um post de cada vez, quantos quiser e lhe souberem bem escrever/dar a ler!
Parabéns!
Bom dia!
Bom S. Martinho!
Paula
P.S. e obrigada pelas suas visitas ao "Ponto Aqui..."!
É sempre um gosto recebê-la, bem como também visitá-la..:-)
EliminarMuito obrigado pelos seus amáveis votos.
Que as suas castanhas de S. Martinho sejam tão boas como as que eu provei anteontem!
Cordialmente.
Muitos parabéns, APS pelo blogue de enorme qualidade e tão eclético com que nos presenteia diariamente. Que venham muitos mais anos para nosso deleite!
ResponderEliminarUm abraço cordial,
Sandra
Muito obrigado, Sandra.
EliminarVai-se fazendo o que pode..:-)
Muito cordialmente,
Alberto
Concordo com tudo o que escreve.
ResponderEliminarÉ um bocadinho mais "crescido" que o meu blogue e sigo-o desde que o descobri (já não me lembro se foi através do Prosimetron (?).
Sou visita diária (raro é o dia que não venho) e tenho aprendido imenso, aqui (faz parte dos três ou quatro blogues que me têm ensinado muito e que teria muita pena que acabassem).
Parabéns, obrigada e continue por cá, a fazer a diferença:)
Bom dia de S. Martinho:)
É sempre bom termos companhia para as nossas reflexões..:-)
EliminarE "ouvir" as suas palavras amigas, que sei serem sinceras.
Obrigado!
Retribuo os votos, com muita estima.
Parabéns, não tem molde, o blogue perfeito, de bem com a vida. Salvo as diferenças, é como vir pela bebida, música e gentileza. Obrigado.
ResponderEliminarGrato pelas suas boas palavras, que são sempre um incentivo importante.
EliminarEu é que agradeço as suas visitas e opinião, que muito aprecio.
Apesar de raramente comentar, sou visita assídua do Arpose.
ResponderEliminarNão podia deixar de agradecer o seu empenho em manter uma
qualidade nos temas que aborda. Felicito-o pelos 8 anos
passados. Desejo-lhe uma boa noite.
Tenho imenso gosto nas suas visitas e comentários, e sou eu que devo agradecer as suas vindas sempre estimadas.
EliminarUma boa noite e um bom Domingo!
Muitos parabéns! Espero que continue! Bom Domingo!
ResponderEliminarMuito obrigado, Margarida, tentaremos..:-)
EliminarBom Domingo,também!
Mesmo não sendo assídua, visito-o com frequência e espero continuar. Gosto desta forma de vida, partilha, harmoniosa e generosa.
ResponderEliminarMuita vida!
Isabel
Muito obrigado, Isabel A..
EliminarNão são menos gratas estas surpresas inesperadas, vindas das suas amáveis palavras.
Espero continuar a ter a sua presença visitante, mesmo que discreta.
Obrigado por tudo o que aqui publica.
ResponderEliminarColho sempre gosto quando posso cá passar!
Eu é que agradeço as suas palavras, e visitas.
Eliminar