domingo, 25 de agosto de 2019

Mercearias Finas 149


De conservador que sou, de vez em quando, dou-me a inovações para "desmanchar a regra" (A. de A. M.) e destruir o tédio ou o fastio, se existirem. De sobremesas, que me lembre, já vou em três criações originais, mas não registei patente.
Até tarde na vida, sempre pensei que a tríade marmelada (de fabrico caseiro), queijo flamengo (dos Açores, de preferência) e banana (das pequeninas da Madeira, se for possível) era uma sobremesa, por tradição, doméstica e banal, até que a vi constar de ementas de pensões e restaurantes modestos, sobretudo do Norte.
Em casa, e no Inverno, fui subindo a parada. O flamengo passou a Castelões, primeiro. Depois, havendo desafogo e matéria prima, deu lugar a Queijo da Serra - um luxo!
De há 2 ou 3 anos a esta parte, criei uma nova combinação, eliminando a banana porém: marmelada e queijo Roquefort. E não é que funciona - e bem - talvez pelo contraste?!
Para acompanhar, sugiro um branco Terras do Sado ou Regional Lisboa, lotados com Arinto e Fernão Pires, tirando a garrafa do frigorífico 1 hora antes, para estar simplesmente fresco.
Um bom almoço de Domingo - são os meus votos.

4 comentários:

  1. Terminámos de beber o café, mas ao lermos este post ficámos com água na boca para experimentar. no próximo fim-de-semana iremos seguir a sua sugestão, incluindo o vinho de acordo com as regras.
    Um bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só faço votos (cordiais) para que a Sobremesa seja aprovada. E vos saiba bem.
      Um bom resto de tarde.

      Eliminar
  2. Um dia destes também vou fazer esta experimentar. É capaz de funcionar.
    Boa semana!

    ResponderEliminar