sábado, 31 de agosto de 2019

Filatelia CXXXII


Estas publicações dos CTT portugueses, como a da imagem, que começaram a ser editadas a partir de finais do século XX - inicialmente com o conjunto anual dos selos emitidos, expostos em livro - exemplificam a deriva de um serviço público que se foi transformando numa exploração comercial, sobretudo visando extorquir dinheiro aos filatelistas ingénuos e incautos através de múltiplas variações e artimanhas (Carteiras, Blocos, FDC, livros...), em cada nova emissão.


Foi devido a essa flagrante constatação de oportunismo comercial que eu parei de comprar selos novos portugueses para coleccionar, a partir de 1983. As tiragens desmesuradas, muito superiores ao que seria de esperar e necessário, também pesaram nessa minha decisão ponderada de desinteresse.
O excesso de oferta até na Alemanha se fazia sentir, em vários Flohmarkt (Feira da Ladra), onde estes livros chegavam a aparecer à venda, novos, a preços muito inferiores ao preço inicial cobrado pelos CTT nas suas estações. Podiam adquirir-se (Bona, Colónia, Düsseldorf...), normalmente, entre 10 a 15 euros.
E, agora, imagino que a saturação atingiu também o mercado e território nacional. Porque, há dias, comprei este exemplar por apenas 2,50 euros, preço muito abaixo do valor facial dos selos nele constantes.
Não há dúvida que os Correios portugueses conseguiram matar a galinha dos ovos de ouro, por ganância e estupidez natural...

2 comentários:

  1. Os textos destes livros também decaíram. Tenho uns, dos primeiros, sobre Lisboa. Mas €2,5 é obra! :-)
    Bom sábado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez uma questão de sorte, porque foi o mais barato que encontrei até hoje. Mas demonstra também a falta de procura...
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar