terça-feira, 20 de agosto de 2019

Bibliofilia 179 (em jeito policial...)


É uma primeira edição talvez de um livro menor de Graham Greene (1904-1991), volume a que falta o que os ingleses chamam a dust jacket (sobrecapa) original. A obra Nineteen Stories, com 232 páginas, foi publicada, em 1947, pela William Heineman Ltd. (London - Toronto). Custou-me usada, há cerca de 2/3 anos, apenas 5 euros e vi na net ofertas do mesmo livro que iam de 8,5 a 35 euros. Mas o meu exemplar está muito manuseado e a lombada encontra-se parcialmente descolada do lombo da pasta. Daí, o preço.


Alguns sinais e o estado, porém, parecem sugerir um percurso acidentado e, pelo menos, algo curioso deste volume. Sei que pertenceu, antes de mim, a uma pessoa ainda viva e conhecida que se desfez de parte da sua biblioteca, provavelmente, por questões de espaço. Essa personagem terá recebido o livro de uma familiar, de nome Diana (mãe?), que lhe apôs, manuscrito, o nome e a data, bem como o local: Lisbon, 1991. Que eventualmente o recebeu de presente de uma tal Aunt Ba, no Natal de 47, conforme dedicatória.
Ou terá havido alguém pelo meio? Talvez.


Finalmente, no verso interior da contracapa há um misterioso carimbo ostentando os dizeres: The Bookin Book Club, Kensington W. B. Terá o livro sido desviado, subrepticiamente?
Nesse caso, e como diria um detective: cherchez la femme...

2 comentários:

  1. Em jeito policial... e de investigação.
    Aunt BA...tia BA? O ano XLVII, com dois pontinhos no último número?
    Peço desculpa, também me lembrei de parvamente entrar na investigação.
    Tenho a televisão ligada no canal Arte.Tema Guerra do Vietnam. Valeu mais
    estrar nesta fantasia. Boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente a Tia Ba (Elizabeth?).
      O intervalo entre 1948 e 1991 é que põe o maior problema...
      Uma boa noite.

      Eliminar