terça-feira, 27 de agosto de 2019

Arquivo morto


Nem todas as histórias infantis são para crianças. Lembro-me de, em tenros anos, ter lido algumas que me deixaram uma desagradável impressão. Creio que uma delas tinha por título A Princesa dos sapatos de ferro, ou qualquer coisa assim parecida... Não me lembro, porém, do nome do autor. Mas recordo que o conto tinha ilustrações de Augusto Gomes.
Este pequeno trecho de Ilse Losa (1913-2006) foi mandado para o extinto JL&L, em 1989, através do meu amigo A. de A. M., acompanhado de um post-it, a ele endereçado, como se pode ver na imagem. Não sei se chegou a ser publicado, ou se está inédito, mas também me parece que é uma história para adultos e menos para crianças.



com agradecimentos a A. de A. M..

8 comentários:

  1. Um conto um "bocadinho" surrealista até vi o sangue de um vermelho vivo a escorrer no chão junto da arca:-)
    Obrigado por partilhar.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Violento demais para infantes sensíveis e até adultos sugestionáveis...
      Boa tarde.

      Eliminar
  2. Há algumas obras da Ilse Losa que são para jovens-adultos, uma feliz classificação que os ingleses arranjaram para arrumar alguns livros nas bibliotecas públicas.
    O livro de que fala deve ser A princesa e os sapatos de ferro de Leyguarda Ferreira. Li-o numa ed. da col. Manecas, mas já não me lembro.
    Há também um bailado de Almada com o titulo A Princesa com Sapatos de Ferro.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a precisão do título, que me tinha escapado na memória. Li-o numa colectânea de contos, creio que comprada no Porto, na antiga Livraria Académica de boa memória.
      Não sabia desse trabalho de Almada Negreiros. Cá fica anotado.
      Bom dia.

      Eliminar
    2. O título não estava muito preciso. :) É: As princesas e os sapatos de ferro.
      Bom dia!

      Eliminar