Nem todas as histórias infantis são para crianças. Lembro-me de, em tenros anos, ter lido algumas que me deixaram uma desagradável impressão. Creio que uma delas tinha por título A Princesa dos sapatos de ferro, ou qualquer coisa assim parecida... Não me lembro, porém, do nome do autor. Mas recordo que o conto tinha ilustrações de Augusto Gomes.
Este pequeno trecho de Ilse Losa (1913-2006) foi mandado para o extinto JL&L, em 1989, através do meu amigo A. de A. M., acompanhado de um post-it, a ele endereçado, como se pode ver na imagem. Não sei se chegou a ser publicado, ou se está inédito, mas também me parece que é uma história para adultos e menos para crianças.
com agradecimentos a A. de A. M..
Mais para adultos, mesmo!
ResponderEliminarBom dia
Sem dúvida..:-)
EliminarBom dia.
Um conto um "bocadinho" surrealista até vi o sangue de um vermelho vivo a escorrer no chão junto da arca:-)
ResponderEliminarObrigado por partilhar.
Boa tarde!
Violento demais para infantes sensíveis e até adultos sugestionáveis...
EliminarBoa tarde.
Há algumas obras da Ilse Losa que são para jovens-adultos, uma feliz classificação que os ingleses arranjaram para arrumar alguns livros nas bibliotecas públicas.
ResponderEliminarO livro de que fala deve ser A princesa e os sapatos de ferro de Leyguarda Ferreira. Li-o numa ed. da col. Manecas, mas já não me lembro.
Há também um bailado de Almada com o titulo A Princesa com Sapatos de Ferro.
Bom dia!
Agradeço a precisão do título, que me tinha escapado na memória. Li-o numa colectânea de contos, creio que comprada no Porto, na antiga Livraria Académica de boa memória.
EliminarNão sabia desse trabalho de Almada Negreiros. Cá fica anotado.
Bom dia.
O título não estava muito preciso. :) É: As princesas e os sapatos de ferro.
EliminarBom dia!
Muito obrigado.
EliminarBom dia.