quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Mercearias Finas 148


Não vem à colação o excurso pelo almoço, que foram costeletinhas de borrego, bem apaladadas, com esparregado e batatas fritas, acompanhadas por um Chardonnay estreme e francês. Mas porque, ao arrumar uns livros, me deparei, meio escondido, com este maneirinho (12 por 17 cm.) Caderno do Refeitório, editado em 1983, pela Barca Nova Editor e com notas de Luís Filipe Coelho.


A obrinha, com 106 páginas e ilustrações de Luís Ruas, reproduz um livro publicado, em 1887, por António Macedo Mengo e dado à estampa por David Corazzi, em Lisboa, que, por sua vez, salvava da obscuridade e esquecimento, um manuscrito conventual do século XVIII (1743?).
Para imagens e traslado, escolhi matéria prima de que gosto, particularmente.



Muito embora a época da Lampreia já tenha passado - Fevereiro e Março é o seu tempo certo - e as Perdizes, com sabor silvestre e autêntico, só lá para Outubro, com a abertura da caça, é que comecem a apetecer, regadas por um tinto com uns anitos e à maneira.

4 comentários:

  1. Este livrinho também habita cá em casa.
    Gosto de perdizes, mas lampreia... só do arroz, sem a dita. :)
    E de costeletas de borrego também. :)
    Bom jantar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livrinho é simpático e HMJ já o andou a desfolhar..:-)
      Carece de uma actualização nalgumas receitas, sobretudo na actualização dos açúcares.
      Lampreia, Perdiz e as costeletas de Borrego vão-me sempre bem!
      O jantar foi frugal...
      Boa noite.

      Eliminar
  2. Já para aqui tinha olhado, a comentário do Mr. Vertigo lá por casa quando viu no seu texto "costeletas de borrego". É mesmo o meu prato favorito, que ele acompanha no gosto, mas com alguma pena porque invariavelmente se lembra de um borreguinho por que passámos em deslocação pela Covilhã, muito engraçado, tendo eu explicado na altura a origem das belas costeletas :-)
    Livros de receitas mais antigos são sempre interessantes de desfolhar.
    Boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até Abraão sacrificou um anho, para poupar Isaque..:-)
      Quanto a gastronomia e sua bibliografia própria, creio que não há nada melhor para nos documentarmos do que o catálogo "Livros Portugueses de Cozinha" da BNP, meticulosamente elaborado por Manuela Rêgo e José Quitério - aqui fica a dica.
      Um bom fim de tarde, também.

      Eliminar