quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Ideias fixas 52


Há duas formas extremas de terminar a leitura de um livro. Ou ler as últimas páginas muito devagarinho, porque estamos a gostar e queremos que dure esse prazer, ou apressar o ritmo de leitura, por já estarmos fartos do livro. A situação normal e mais frequente é conservarmos a velocidade natural com que iniciámos a obra. Há ainda uma quarta via, que não tem final: o abandonarmos o livro a meio e para sempre, sem o acabar de ler.
É por aqui - medindo o ritmo - que, em caso de dúvida, eu me apercebo, de forma cabal, se aderi e gostei do que li, ou não. Porque, às vezes, subsistem dúvidas e só mais tarde chegaremos a uma conclusão definitiva sobre o gosto e utilidade da leitura ou a pura perda de tempo.

4 comentários:

  1. O meu ritmo de leitura é quase sempre o mesmo, a não ser nalgum livro que requeira mas atenção.
    Quando um livro me interessa muito, tento aproveitar todos os bocadinhos para avançar.
    Agora deixo alguns livros a meio ou mesmo antes do meio.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "Diário" (c. de 1.000 pgs.) de Cioran deu-me para quase 8 anos de leitura - poupei-o! Agora, quanto a "A Unha Quebrada", de Gaspar Simões, ou o despacho numa hora, ou o largo a meio...
      Bom dia.

      Eliminar
    2. Sim, diários podemos ler umas páginas de vez em quando. E o de Cioran, imagino...
      As cartas de Camus e de Maria Casarès também me vão dar para mais de um ano, mas mais devido ao peso.
      Sei que li A unha quebrada e acho que cheguei ao fim, mas é um romance que não requere que não tem nenhuma complexidade.
      Normalmente leio mais de um livro ao mesmo tempo: um romance ou uma biografia e um estudo.
      Bom sábado!

      Eliminar
    3. Como já sabe, também sou pela "bio-diversidade"..:-)
      De momento, para além do TLS semanal, vou lendo, paulatinamente, a "Via Analítica", de Echevarría, estou a finalizar a última Biblos que trouxe de Coimbra (sorte magnífica!) e, com sacrifício, estou a acabar "Cenas da Vida Portuguesa", de Filomena Mónica, que é um barrete...
      Boa tarde.

      Eliminar