sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Últimas aquisições (17)


Publicação prestigiada, mostra-se em imagem a capa do primeiro fascículo (6) da segunda série de Cadernos de Poesia, editado em Lisboa no ano de 1951, sob a égide de Jorge de Sena, José-Augusto França, José Blanc de Portugal e Ruy Cinatti. O primeiro colabora neste número com 3 poemas de 1948 e 1951.


A primeira série dos Cadernos de Poesia, compreendeu 5 fascículos e foi publicada entre 1940 e 1942, inserindo poemas e artigos dos mais importantes poetas, escritores e ensaístas portugueses da época. Aquando da saída deste fascículo nº 6, todos os anteriores se encontravam esgotados.


Por curiosidade, anote-se que o preço de cada fascículo era de Esc. 5$00, como se pode ver na contracapa. Evidentemente que este fascículo, que adquiri recentemente, usado, foi mais caro. Mas, dada a sua raridade, creio que teve um preço justo, no meu alfarrabista de referência.


Nota pessoal: creio poder afirmar, com segurança, que esta Ode não foi recuperada por Jorge de Sena, posteriormente, para a sua Obra. Não consta, pelo menos, de "Poesia - 1" (Morais, Lisboa, 1961). O que permitirá concluir, talvez, que o Poeta a considerava um poema menor.

2 comentários:

  1. Perante a ditadura do Nónio, tenho andado a ler as revistas do site "Revistas de Ideias e Cultura", entre outras disponíveis na net e espero que estes "Cadernos de Poesia", que faz aqui referência, venham a constar desse espaço de divulgação do que foi em tempos este país.
    Caso não conheça, aqui fica o link:
    http://ric.slhi.pt/
    Continuação de uma boa semana.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pela indicação do link de um site que eu não conhecia. E achei muito interessante e útil.
      Retribuo os votos, cordialmente.

      Eliminar