sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Últimas aquisições (16)


Nem sempre acertámos nas compras. E isso acontece com muitas coisas, até com livros. A obra de João Gaspar Simões (1903-1987), de 1941, A Unha Quebrada é um conjunto de novelas fraquinhas e muito datadas na sua inocência romanesca - juvenil, em suma. Tem no entanto uma curiosa capa de Roberto Araújo. Comprei-a por engano e por coscuvilhice nobre julgando tratar-se da efabulação da ruptura de Isabel da Nóbrega (1925) com o também crítico literário do DN que, afinal só vem a ser tratada, como tema de base e desforço, por Gaspar Simões, em As Mãos e as Luvas, de 1975. Fui assim punido pelo destino e bisbilhotice... A desatenção cronológica fez o resto.
Apesar da tradução ser brasileira, foi compensadora, entretanto, a compra de Na Força da Idade (1961), em 2 volumes,  usados, de Simone de Beauvoir (1908-1986). Com o que dei pelos 3 livros pouco mais poderia comprar do que um maço de cigarros. No conjunto, acabou por valer a pena a aquisição conjunta.


2 comentários:

  1. Tive esses da Simone de Beauvoir, mas por serem em brasileiro, nunca lhes liguei muito e agora que os vejo aqui...nem sei que fiz aos meus...acho que os dei. (tinha-os comprado na feira de velharias, aqui em Castelo Branco). Entretanto já comprei uma versão portuguesa da Bertrand.

    Achei curioso ver aqui esta versão:))

    Boa noite:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tradução brasileira não é má.
      E estas "biografias" pensadas de SB são muito boas. Lêem-se, na minha opinião, com mais agrado do que a ficção dela.
      Bom resto de semana. E boas férias.

      Eliminar