quarta-feira, 28 de agosto de 2019

1454


A data-título, acima, marca o ano do primeiro livro impresso no mundo - a Bíblia de Gutenberg.
Produzido em Mogúncia (Mainz - Alemanha), é conhecido, dos especialistas e bibliófilos, pela sigla B42 por a mancha tipográfica conter, em cada página, 42 linhas impressas.
A Taschen editou, recentemente, uma edição fac-similada do precioso volume, ao preço de 100 euros. Saíu também, há pouco, da autoria de Eric Marshall White, um volumoso estudo (465 páginas) sobre a história desse primeiro livro impresso da nossa civilização, com o título Editio Princeps.
Nele se referem várias curiosidades sobre a obra que terá tido uma tiragem inicial de 180 exemplares, dos quais, completos, estão referenciados e localizados 49 "sobreviventes". O ano de 1978 é considerado o annus mirabilis da Bíblia de Gutenberg, porque nessa data foram à praça, em leilão, 3 exemplares do livro, dois dos quais foram adquiridos por bibliotecas alemãs.
O preço máximo atingido pela obra foi de 5,39 milhões de dólares, em 1987. O lance final pertenceu à  universidade Keio de Tóquio que, provavelmente, é a única instituição oriental a possuir uma edição original da famosa Bíblia de Gutenberg.

Nota pessoal: consegui introduzir a imagem no poste, mas através de outro computador e de Lisboa. Será que o boiocote do inefável e marcano Google se destina só à região outrabandista?

2 comentários:

  1. Censura de imagens por zonas? neste momento tudo é possível, que o diga a ERC e a sua ocupação :-)
    Eis um documento que sempre admirei. O meu pai falava sempre, enquanto impressor de offset que era, da Bíblia de Gutenberg e adorava uma daquelas miniaturas muito em voga nos anos 80, que eram também afia-lápis, já que esta reproduzia o mesmo tipo de impressora que a da Biblia.
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, uma boa parte dos exemplares da edição original foi desmembrada por mercadores venais e insensíveis para aumentar o seu lucro e vender páginas e páginas individualmente. Mesmo uma só página tem, hoje, no mercado, um preço altíssimo.
      Quanto ao cavernícula e reaccionário Google é mesmo capaz de ser um boiocote dirigido a zonas mais róseas ou vermelhas. Investe como os touros...
      Bom dia.

      Eliminar