domingo, 25 de agosto de 2019

Voltando a Simenon


A fidelidade, no seu sentido mais lato, é também uma virtude da atenção que, por sua vez, é um dos suportes mais sensíveis da amizade. Pelo menos, para quem assim o entenda e pratique.
Vem isto a propósito de eu, ao folhear um livro de Georges Simenon (1913-1989), recentemente, ter pensado que o leio desde o princípio da adolescência e continuo fiel à ideia de o considerar um dos 3 grandes romancistas policiais. E não só.


Este Novembre (1969), considerado um dos seus roman dur, teve mais duas edições (1983 e 2011), pelo menos. O meu exemplar, em imagem, é da edição original da Presses de la Cité e encontra-se em muito boas condições, apesar de conservar a marca de posse manuscrita da anterior proprietária, que o terá comprado em Bruxelas, no mês de Setembro de 1978, muito provavelmente também já usado. Mas os donos estimaram bem o volume, que conserva ainda a sobrecapa em bom estado.


Diz-se que Simenon escrevia os seus Maigret em menos de uma semana e poucas emendas lhes fazia. Os roman durs eram porém um longo exercício, rodeado de alguns rituais austeros. Com algumas correcções no final. E um emagrecimento acentuado do seu peso normal, ao finalizar o livro.
Por curiosidade, reproduzo o verso das folhas de guarda final e da pasta posterior, que a edição original ostenta, notando-se 9 breves emendas manuscritas introduzidas, no texto escrito à máquina.

2 comentários:

  1. As primeiras palavras do I volume,das Memórias Intimas, datadas de 16/2/1980
    dirigidas a sua filha que se tinha suicidado. Ironias da vida, Simenon que tanto tinha escrito sobre casos estranhos, tinha de enfrentar uma dolorosa realidade, na sua vida pessoal. Tenho dois enormes volumes da Livrosdo Brasil
    "Memórias Intimas". Em tempos quando os li, fiquei com uma vaga impressão
    que o português não seria dos melhores. Mas quem sou eu, que tão mal escrevo
    para fazer qualquer crítica. Das histórias de Simenon sempre gostei muito
    e tenho vários do inspector Maigret. Valioso o seu exemplar! Simenon um
    excelente trabalhador na escrita.Boa semana.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho e li os dois volumes das Memórias, que são um verdadeiro murro no estômago, não deixando de ser um importante documento humano.
      Se os Maigret têm um clima próprio, um pouco neutro, os "romans durs" são normalmente tensos e pesados, mas considero alguns como boa literatura. E Simenon tinha a magia e o segredo de cativar o leitor, com grande economia de meios e através dum léxico simples e reduzido: falam em 2.000 palavras.
      Boa noite e votos, também, de uma boa semana.

      Eliminar