quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Uso pessoal 15


Embora não seja esquisito nos utensílios de escrita, há coisas e matérias em que uso, exclusivamente, caneta de tinta permanente para as expressar no papel branco. Será talvez uma bizantinice tradicional e desusada, mas é também uma forma de dar uma importância especial a alguns conteúdos. Criar-lhes um ritual apropriado e conveniente.
Noutros casos do quotidiano, não faço questão de usar cargas e embalagens de blister, que abundam nas grandes superfícies, para encher outros dos meus apetrechos de escrita. Para fazer o sudoku e as palavras cruzadas não me importo sequer de usar uma banal esferográfica. O lápis já muito raramente o uso para o que quer que seja. Feitios...
Pois ontem, ao encher a minha caneta de tinta permanente, constatei que o meu tinteiro Parker estava quase no fim. Fiquei preocupado, embora não tanto quanto alguns automobilistas com a greve do passarão e seus acólitos, aqui há dias.
Hoje, pus-me em campo. Primeiro, nas grandes superfícies: nada!, só cargas e recargas em blisters. Depois na Staples, o mesmo. Até havia umas meninas que não sabiam o que era um tinteiro de tinta permanente... embora tivessem umas longuíssimas unhas de gel (para tocar guitarra?). Na minha tabacaria-quiosque quotidiano, o Ricardo penalizou-se por ter vendido o último tinteiro, há muito, e como não havia procura, não se reabasteceream.
Resta-me um loja na esquina do Rossio e a Papelaria Fernandes, como últimas soluções possíveis.
E, se tiverem, prometo, para me prevenir, que, desta vez, vou atestar o depósito!

9 comentários:

  1. Eu só escrevo a azul, seja tipo Bic ou outro qualquer tipo. Nem me saiem ideias como deve ser se a caneta não for azul. E em caderno de linhas ou corro o risco de a folha não comportar as minhas últimas ideias tal o viés que a minha escrita vai fazendo.
    Sempre admirei canetas de tinta permanente e gosto, mas as minhas sempre foram de cargas. O ritual de recarregar uma caneta a partir do tinteiro deve ser bem interessante :-)
    Boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, Paula, como Gémeos-natal, sou de humores..:-)
      Há épocas em que prefiro o preto, outras (talvez de maior optimismo) em que o azul se me torna necessário para a escrita.
      Usar tinta permanente tem as suas obrigações e custos: há que lavar a caneta, de vez em quando, o que dá um certo trabalho. Mas acho que compensa, ao ver depois o resultado e a escrita - límpida.
      Pecado meu, que confesso: devo ter ainda 3 ou 4 canetas de tinta permanente, por estrear...
      Uma boa tarde, cordialmente, também.

      Eliminar
  2. Pensava que já ninguém usava tinta permanente! Gosto, mas não sendo prático, fico-me pelas esferográficas. Sempre azuis, como a Paula. Não gosto de escrever a preto. Ando sempre à procura da esferográfica ideal. Actualmente as minhas preferidas são as BIC transparentes, mas nunca as acabo, porque lá quase para o fim começam a escrever mal. Mas não se estragam, porque há sempre um aluno que não tem esferográfica e fica com uma das minhas. Gosto de escrever a lápis, mas sempre e só os amarelos e pretos da Staedtler, nº2 e sempre bem afiadinhos.
    Todos temos as nossas manias!

    Continuação de boa semana:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus lápis também são Staedtler, mas os da Viarco (portugueses) também não eram maus. As Bic (esfera fina) são também as que prefiro, mas tenho uma Cross (esferográfica) recarregável que é do melhor...
      Quer eu, quer a HMJ usamos muito a caneta. Pelikan, de preferência.
      Uma boa noite.

      Eliminar
  3. Ao ler esta crónica (gosto do termo, que se aplica bem a este blogue que leio sempre com prazer), recordei-me de Paul Auster, que teve um problema idêntico com as fitas para a sua máquina de escrever, que se esgotaram na loja habitual e na cidade e no Estado, até que foram descobertas umas quantas fitas nessa América profunda e o escritor encomendou todas as que havia disponíveis.
    Talvez na Tabacaria que faz quase esquina com a Rua do Carmo / Rossio encontre tinteiros para a sua caneta:-)
    Quanto a mim uso o material mais à mão: esferográfica, caneta, lápis, mas de preferência com folhas brancas/lisas.
    Muito boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pela subida de escalão de alguns textos meus a crónicas..:-)
      Conto amanhã reabastecer-me numa das 2 lojas, porque seria um desencanto enorme deixar algumas canetas minhas no desemprego eterno.
      Quanto a folhas para escrita, dependendo do assunto, vario muito: A4 brancas, folhas com linhas e até quadriculadas, por vezes.
      Um resto bom de semana.

      Eliminar
  4. Gosto de canetas de tinta permanente e tenho algumas, mas raramente escrevo com elas. Mão gosto de canetas de bico fino.
    Acho que a Fernandes deve ter tinteiros. E a papelaria do Corte Inglês também.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A HMJ também já me disse que os há no Corte Inglês, só que os preços...
      Agora ando numa fase de dar preferência a canetas, na escrita.
      Uma boa noite.

      Eliminar
  5. Sempre muito recomendável a loja do senhor Grafite e da madame Argila. Uma boa canícula para o senhor, com os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar