segunda-feira, 17 de abril de 2017

Transições (2)


"Bosch é muitas vezes olhado como o último pintor da Idade Média, em que os dogmas da Igreja ainda se mantêm, enquanto Brueghel surge como pioneiro, como o céptico visionário da Idade Moderna."

Joseph Leo Koerner (1958), in Bosch and Bruegel.


Não resisto ao comentário de uma breve nota. Se a "Carroça de Feno" (Bosch) espelha, claramente, o cortejo de fantasmas e temores medievais, bem como a imaginação delirante, de cariz religioso, o quadro de Pieter Brueghel ("O camponês e o ladrão de ninhos") não deixa de expressar, alegremente, um realismo liberto da proibição de regras e dogmas, muito dirigido ao gosto de viver. A que não falta, cúmplice e dialogante, o dedo apontado à atenção do espectador, porventura desatento... Em qualquer dos casos, obras-primas da pintura europeia, que me apraz aqui deixar em imagem e arquivo.

4 comentários:

  1. Gosto muito destes dois pintores. Joseph Leo Koerner deve ter razão. Nunca tinha visto as pinturas de ambos sob esta perspetiva (dos temas) porque Bosch é tão moderno ainda hoje...
    Boa semana!

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    1. Eu acho a afirmação muito certeira.
      E também concordo consigo quanto à modernidade de Bosch.
      Bom dia!

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  2. Fantástico! Gosto muito dos dois pintores, mas não conhecia a segunda pintura. Bom dia!

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    1. Dois grandes artistas, com diferentes estilos, mas ambos com enorme talento.
      Uma boa semana!

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