terça-feira, 30 de novembro de 2010
Calendário do Advento
Música e Poesia XXVIII : Pablo Neruda/ Paco Ibáñez
A pátina do Tempo : Virginia Mayo
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Curiosidades 24 : Festas Nicolinas (o Pinheiro)
O Arpose está em dia de cortejos. É que se iniciam, formalmente hoje, e como todos os anos a 29 de Novembro, as Festas Nicolinas dos estudantes vimaranenses, com o cortejo do Pinheiro. O pinheiro, propriamente dito, tem de ser de grande porte e é oferecido pelo eleito Presidente da Comissão de Festas, que é sempre um estudante. A grande árvore vem dos subúrbios, trazida por carros de bois, ao som ritmado de bombos e caixas, para ser "re-plantado" no Campo da Feira. Aí ficará até 6 de Dezembro, final das Nicolinas, quando tem lugar o cortejo das "Maçãzinhas", pequenos frutos que são entregues, através de canas com lanças no topo, às donas jovens que se encontram em varandas e janelas, no centro da cidade. Em troca, as moças penduram nas lanças pequenas prendas: saquinhos de rebuçados, colheres de pau, pequenas garrafinhas de Vinho do Porto, etc..
As Nicolinas, como tradição, perdem-se na memória do tempo. Há notícia de celebrações, desde o séc. XVII, tendo como patrono S. Nicolau. No séc. XX adquiriram um figurino mais clássico, ordenado e rígido. Que inclui as seguintes manifestações festivas: o cortejo do Pinheiro, as "posses", a noite da "roubalheira", o magusto, a declamação do Pregão, em verso (com críticas regionais e mundiais aos tempos que correm), e o cortejo das "Maçãzinhas" a que se segue um baile de estudantes, para encerramento, na noite do dia 6 de Dezembro. Só vendo as Festas Nicolinas se poderá avaliar a alegria juvenil que enche as ruas antigas da cidade de Guimarães, nesta época do ano. O vídeo apresentado, de pouca qualidade, aliás, dará uma pálida ideia do que é o cortejo do Pinheiro.
Saída Real para o Brasil
Donizetti e Portugal
domingo, 28 de novembro de 2010
William Blake
Imagens de alegria
Osmose (2)
Atum, cerveja ou chocolate?
Apontamento sobre os estorninhos que se atrasam
sábado, 27 de novembro de 2010
Ruy Belo, por este Outono frio
Recomendado : sete - Torre Velha
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Osmose (1)
Ele disse: "- Não faça muita força..."
E ela replicou: "- Mas... não estou a fazer força nenhuma!..." - numa voz aparentemente frágil que, ao de leve, denunciava uma vontade intencional dissimulada.
Tudo se passava no domínio mais secreto dos sentidos. Nesse área de silêncio recatado que, normalmente, não dialoga entre os corpos, pela palavra, mas se sente, imperiosa e fatal. Seguramente J. sempre pensou que a estratégia e a iniciativa foram dele. Dolores sabia que não.
Leituras Antigas XXII : Titã
Roteiro quase sentimental
Citações LII : Camilo
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Cantiga tradicional Italiana
O Youtube é manhoso, somítico, guloso, e engoliu-me o vídeo anterior de Pino de Vittorio. Felizmente, há sempre alternativas, para contornar a ganância destes ianques parvos, rurais e roboticamente incultos.
P. S. : a reposição do vídeo foi feita a 27 de Julho de 2012, por mim. Para que conste. Pino de Vittorio, evidentemente, não merecia esta censura inquisitorial, e rasura estúpida do Youtube. Há mais mundos...
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Karl Kraus : 3 aforismos
Favoritos XLIII : Henri de Toulouse-Lautrec
Traduções Hilariantes (2)
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Florilégio de poetas, a propósito de Jazente
Cromos 6 : O Mundo Maravilhoso do Reino Animal
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Filatelia X : carimbos numéricos
Leilão de livros em Dezembro
Colagem(ns)
domingo, 21 de novembro de 2010
Sobre a Memória : 2 pontos de vista
Mercearias Finas 22 : Farripa de Laranja
Memória 46 : René Magritte
sábado, 20 de novembro de 2010
A hora de colher...
Música e Poesia XXVII : Dennis Potter
A música é escassa, e a poesia (se existe. Creio que sim), muito agreste, neste poste. Dennis Potter (1935-1994), inglês, conhecido, sobretudo, pelos argumentos para televisão, de "Singing Detective", "Karaoke", "Cold Lazarus" (dois deles com Albert Finney), é uma figura emblemática, para mim, e um argumentista notável. As suas obras mescladas de referências autobiográficas com imaginação, são orientadas por uma grande lucidez, e projectam uma antecipação científica do Homem post- moderno.
A intervenção de Dennis Potter, neste vídeo, dá-se, quando o escritor já se encontra muito fragilizado por um cancro do pâncreas, que também lhe afecta as articulações. Terá tido origem, diz-se, nos medicamentos que tomou, desde criança, para controlar uma psoríase intensa. Nestas condições difíceis continua, estoicamente, a escrever e a tentar fazer uma vida normal. Mas não só. Tratará e velará pela mulher, também vítima de cancro, acabando por morrer, apenas 9 dias depois dela.
P.S.: para ms.
Restrições ao ingresso nas Ordens Menores
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Adagiário XXII : em sequência aos Comentários do XXI
Dados os comentários diversos a mulheres barbudas, aqui vai mais um adágio, com uma chamada a Susan Boyle, dona duma rica voz e uma face nada glabra. Segue:
"Nem a homem calado nem a mulher barbada, dês pousada."
Curiosidades 23 : os peixes
No aniversário da morte de Guimarães Rosa
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Steiner, Spandau e Speer
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Reflexões e memórias
Recomendado : seis - Vinho Vespral Reserva 2006
Salão de Recusados XXX : cabeleireiro e poeta jocoso
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Milésimo (poste)
Bibliofilia 35 : O terramoto de Lisboa
Morituri te salutant!
Clark Gable morreu há cinquenta anos (16/11/1960). Três dias depois de acabadas as filmagens de The Misfits (Os Inadaptados, na versão portuguesa), Gable teve um enfarte e 11 dias depois morria. O filme, que foi estreado em 1961, tinha realização de John Huston e argumento de Arthur Miller, marido de Marilyn Monroe que era a actriz principal. A actriz viria a suicidar-se, menos de 2 anos depois, a 5 de Agosto de 1962. Finalmente, Montgomery Clift, que era a terceira figura de cartaz, morreu em 23 de Julho de 1966.