sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Leituras Antigas XXII : Titã




A banda desenhada em Portugal, nos anos 50 do século passado, teve um incremento acentuado. Até aí, para além das importações do Brasil, predominavam "O Mundo de Aventuras" e "O Cavaleiro Andante" de Simões Müller. Uma espécie de Benfica/Sporting, por onde se tinha de optar, por questões de mesada e orçamento. Eu escolhi, na altura, "O Cavaleiro Andante". Em 1954 foi lançada a revista de BD, "Titã". Que tinha como director, Roussado Pinto, e editor: António Feio. Era semanal, tinha um espécie de suplemento, "Leão", agrafado nas páginas centrais, e era impressa na Bertrand (Irmãos), Lda., e a sede localizava-se na Rua Capelo, 26 - 2º, em Lisboa. A revista continha artigos de divulgação cultural (Bíblia, Touradas, Submarinos...), séries de ficção científica, faroeste, policial, história pátria, etc.. A minha série preferida era "O Segredo do Sabre", com Blake e Mortimer, mas também apreciava "As Viagens de Marco Polo". Cada número da revista "Titã" custava Esc. 2$00. Não tenho ideia da data em que terminou, até porque não tenho muitos exemplares.

10 comentários:

  1. Embora inferior ao 2 "grandes", era interessante, mas creio que aproveitava, traduzindo, alguma BD espanhola.

    ResponderEliminar
  2. Ainda tenho um fascículo com o Dan Dare na capa. É muito bonito o duotone azul e vermelho!

    ResponderEliminar
  3. Não sabia, ms. O grafismo da revista parece-me bastante original.

    ResponderEliminar
  4. Colateralmente, foi bom ler o nome desse "cavaleiro andante" da edição portuguesa que foi o Roussado Pinto. Foram muitos os géneros e os suportes que ele experimentou, uns com maior sucesso do que outros. Uma biografia que falta. Há dias ouvi na TV, num daqueles programas em que os espectadores podem ligar e comentar, uma sra. chamada Zaida Roussado Pinto, de Viseu, e fiquei a pensar se seria a viúva dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zaida Roussado Pinto é a filha dele. Eu tive oportunidade de trabalhar com os dois. O Pai faleceu em meados de 85, a filha sei que teve um grave problema de saúde, mas não sei muito mais. Excelentes pessoas, ambos.

      Eliminar
  5. Não sei se há, mas com tantos interessados, bem poderia fazer-se um trabalho aprofundado sobre a BD portuguesa. E creio, LB, que, se fosse bem feito,teria muitos leitores.

    ResponderEliminar
  6. Zaida Roussado Pinto, é a única filha de Roussado Pinto. Está viva e mora em Lisboa

    ResponderEliminar