sábado, 13 de novembro de 2010

Leituras Antigas XXI : romance histórico





Era bastante diversificada, no início da minha adolescência, a oferta de livros sobre temas históricos romanceados. Quase sempre os motivos estavam relacionados com a História de Portugal e, muitas vezes, procuravam transmitir modelos heróicos e morais, exemplares. Os livros que se mostram, em imagem, foram alguns dos que li, com gosto e proveito.
O Naufrágio de Vicente Sodré e A Jóia do Vice-Rei, de Manuel Pinheiro Chagas (1842-1895), foram editados pela Empresa Literária Universal, Rua da Hera, 17, de Lisboa. Os livros desta colecção custavam entre Esc. 7$00 e 8$00, e creio que foram postos à venda nos anos 30 ou 40 do século passado. Estes 2 volumes comprei-os novos. O desenho das capas era de Alfredo Moraes.
A Ala dos Namorados, de António de Campos Júnior (1850-1917), foi impresso em 1951 (3ªedição) pelos Editores Romano Torres, de Lisboa. O romance é composto por 4 volumes e, cada um, custava, em novo, Esc. 18$00. Comprei-os usados na Livraria Académica, do Porto. O conjunto, em 2ª mão, foi-me vendido por Esc. 45$00. As ilustrações trazem a assinatura de Gameiro & Moraes.

2 comentários:

  1. Capas giríssimas, principalmente as do Alfredo Morais.
    O primeiro livro que li de Pinheiro Chagas foi A mantilha de Beatriz. Li mais uns, poucos, mas já não me lembro quais. Um deles, parece-me que era a continuação do que li, mas já recordo o título.
    Também li alguns do Campos Júnior, um deles sobre o Processo do Marquês de Pombal. Também já não recordo o título, mas devo tê-los por aí...

    ResponderEliminar
  2. As capas de Moraes fazem-me lembrar outras, duma colecção popular, e menos ambiciosa : Capitão Morgan (que já postei no Arpose).

    ResponderEliminar