segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Donizetti e Portugal


A última ópera composta por Gaetano Donizetti (1797-1848) foi "Dom Sébastien, Roi de Portugal", estreada em Novembro de 1843. Embora o libreto de Scribe contenha muitas inverdades ( o Cardeal-Rei, que fica como regente, é D. António, por exemplo) aqui fica um excerto, cantado por Stephen Powell. A título de curiosidade, registe-se que uma das personagens da ópera é Luís de Camões.

4 comentários:

  1. As liberdades criativas de muitos libretistas são muito vezes de espantar!
    Este nosso mito cultural(o rei perdido, rei encoberto,messias para os tempos difíceis- que nem sequer é uma originalidade portuguesa ) perdurou realmente durante muito tempo na memória colectiva europeia.

    ResponderEliminar
  2. O rigor sobre a nossa História nunca foi muito respeitado pelos outros europeus. Na geografia, onde ainda hoje, muitas vezes, não nos separam de Espanha, nos mapas. Até à leviandade míope com que transmitiam os nossos hábitos e costumes. E, depois, nem sempre há um Camilo, para replicar às "senhoras Rattazzis"...

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente, vi hoje as previsões do tempo europeu na CNN e o apresentador com o mapa atrás referiu-se à "Ibéria". Geograficamente correcto, embora não seja frequente ouvir tal termo.

    ResponderEliminar