segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Curiosidades 24 : Festas Nicolinas (o Pinheiro)




O Arpose está em dia de cortejos. É que se iniciam, formalmente hoje, e como todos os anos a 29 de Novembro, as Festas Nicolinas dos estudantes vimaranenses, com o cortejo do Pinheiro. O pinheiro, propriamente dito, tem de ser de grande porte e é oferecido pelo eleito Presidente da Comissão de Festas, que é sempre um estudante. A grande árvore vem dos subúrbios, trazida por carros de bois, ao som ritmado de bombos e caixas, para ser "re-plantado" no Campo da Feira. Aí ficará até 6 de Dezembro, final das Nicolinas, quando tem lugar o cortejo das "Maçãzinhas", pequenos frutos que são entregues, através de canas com lanças no topo, às donas jovens que se encontram em varandas e janelas, no centro da cidade. Em troca, as moças penduram nas lanças pequenas prendas: saquinhos de rebuçados, colheres de pau, pequenas garrafinhas de Vinho do Porto, etc..

As Nicolinas, como tradição, perdem-se na memória do tempo. Há notícia de celebrações, desde o séc. XVII, tendo como patrono S. Nicolau. No séc. XX adquiriram um figurino mais clássico, ordenado e rígido. Que inclui as seguintes manifestações festivas: o cortejo do Pinheiro, as "posses", a noite da "roubalheira", o magusto, a declamação do Pregão, em verso (com críticas regionais e mundiais aos tempos que correm), e o cortejo das "Maçãzinhas" a que se segue um baile de estudantes, para encerramento, na noite do dia 6 de Dezembro. Só vendo as Festas Nicolinas se poderá avaliar a alegria juvenil que enche as ruas antigas da cidade de Guimarães, nesta época do ano. O vídeo apresentado, de pouca qualidade, aliás, dará uma pálida ideia do que é o cortejo do Pinheiro.

2 comentários:

  1. Desconhecia estas Festas Nicolinas, que pelos vistos ainda estão bem implantadas na colectividade vimaranense. Sempre a aprender...

    ResponderEliminar
  2. As raízes são realmente profundas e, nos últimos dez, quinze anos, os antigos alunos vão lá para participar nos festejos, também.

    ResponderEliminar