quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Reflexões e memórias


Do ex-Presidente da República Mário Soares, lembro-me, entre muitas outras, frequentemente de uma frase: "...o direito à indignação". Do ex-Presidente Jorge Sampaio recordo pelo menos, o: "...há mais vida para além do défice!" Mas poderia citar mais algumas frases que têm, por detrás, ideias, reflexões próprias, originais da parte destes dois homens políticos.
Mas hoje, ao ler o jornal, e por associação, tentei lembrar-me de alguma frase do nosso actual Presidente, em exercício, e não consegui lembrar-me de nenhuma. Será que estou a perder a memória?
Ora, na crónica de hoje, de Rui Tavares, no "Público", encontrei matéria para reflexão. Que passo a partilhar e citar (com a devida vénia ao cronista e ao jornal referido):
"...Cavaco Silva não é, essencialmente, um pluralista. Sempre insistiu que duas pessoas confrontadas com os mesmos dados têm a mesma opinião. Isto significa que não entende por que têm os outros uma opinião diferente da dele; (...) Não haver cartazes na rua é um bom começo, principalmente quando se tem a TV e os jornais todos os dias assim: «Cavaco defende previsibilidade» «Presidente recomenda precaução», «Cavaco Silva condecora empresários». Ui, que profundo. ..."
Afinal, acho que não estou a perder a memória: não havia era nada para fixar...

3 comentários:

  1. Então o «Nunca me engano e raramente tenho dúvidas»? Ainda não era PR, era 1.º Ministro, mas é de não esquecer.

    ResponderEliminar
  2. Pois é, MR, e essa frase não pode ser esquecida. Que memória a minha!...:-)

    ResponderEliminar