terça-feira, 9 de novembro de 2010

Mercearias Finas 21 : perdizes em Aldoar



Não sei se elas terão vindo do Alentejo (nem o António sabia), como veio o tinto Cartuxa de 2006, mas vieram morrer, maneirinhas, à mesa, lá para as bandas de Aldoar. Não estavam sozinhas: foram acompanhadas de túbaras, lardeadas de bacon, com batatas às rodelas e pequenos cogumelos - eram muitíssimo boas, as perdizes, neste Outono do ano da graça de 2010. Foram, para nós, as primeiras desta época.
Antes, e para fazer boca, umas vieiras, em pequenos cilindros vestidos de (quase laminadas) courgettes, tendo por cima umas pequeníssimas bagas de pimenta rosa que, pela côr, mais pareciam framboesas. Eram lindíssimas mas, rapidamente, se foram, pelo gosto que tinham. Casaram-se com o E. A. branco, também alentejano (Antão Vaz, Perrum e Roupeiro) da Fundação Eugénio de Almeida. Excelente.
Quase no final chegou à mesa o celebrado Toucinho do Céu que, com as Tortas, há quem diga, nasceram da doçaria conventual vimaranense; no entanto, este toucinho era tripeiro de gema, e feito pela mão cuidada da Isabel - na perfeição, ponto e gosto. Depois do café, para coroar tudo isto, a suprema Adega Velha, da Aveleda, elegante na sua garrafa alta e estreita, e de sabor divino.
Obrigado, Amigos!

8 comentários:

  1. Estas "Mercearias Finas" começam a ser uma tortura,chinesa que é o que está na moda :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda um dia destes estive a olhar para uma perdiz, mas quando pensei que a tinha de depenar... ficou pendurada onde estava.

    ResponderEliminar
  3. Não foi essa a intenção, estimado Luís Barata; se fosse, teria escolhido um almoço-lanche-jantar que começou às 14,15 e se prolongou quase até à meia-noite. À moda antiga do Minho, com desgarradas nos intervalos (pequenos).

    Eu acho que o trabalho da depena, merece, normalmente, o prazer de as comer, depois. E falo por experiência própria, porque HMJ não o faz. Mas cozinha-as, lindamente, em compensação...

    ResponderEliminar
  4. E eu estou a ficar com fome... muita fome...

    ResponderEliminar
  5. Calma...,calma...que se arranja sempre qualquer coisinha, embora não tão sofisticado..

    ResponderEliminar
  6. A bicharoca da foto é linda e vai toda emproada.

    ResponderEliminar
  7. Porque não foi esta que deu a alma ao criador...

    ResponderEliminar