sábado, 6 de novembro de 2010

Mimetismos


A re-visitação de fotos antigas, a evocação de factos quase esquecidos e a reconstituição dos puzzles incompletos, pelas achegas dos outros intervenientes permitem, muitas vezes, rematar, de forma definitiva, os acontecimentos do passado, com maior rigor.
Por momentos, voltamos a essa idade e a esse local, de memória, acrescentando-lhe palavras, recompondo os pormenores, ajustando-lhe alguma razão, esclarecendo um gesto, percebendo uma atitude ou decisão que, na altura, foi tomada.
Depois, tudo regressa, mais completo, à gaveta da memória - que se volta a fechar.

4 comentários:

  1. ...e o regresso, MR, às vezes, virtual.

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma atracção estranha por móveis com muitas gavetas. É uma atracção associada a uma espécie de desorientação, que não sei explicar muito bem. Talvez seja a manifestação de uma necessidade subconsciente de «arrumar» as minhas memórias, de introduzir ordem no caos. O passado, o presente e o futuro andam dentro de mim aos tombos, o que é cansativo, as mais das vezes...
    Adorei o quadro da Vieira da Silva. Não conhecia. Acho até que é o que melhor quadro dela que até hoje vi! Muito obrigado, APS. Uma óptima semana para si.

    ResponderEliminar
  3. Há um quadro do Dali, c. a., que estive para usar em vez deste "Xadrez" da V. Da S.. Obrigado, e que os 4 dias, que restam desta semana, lhe sejam propícios!

    ResponderEliminar