terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cromos 6 : O Mundo Maravilhoso do Reino Animal





Foram muitas as colecções de cromos sobre animais que houve nos anos 50 e 60 do século passado. Umas mais completas e informativas do que outras e, algumas, quase diria: sofisticadas. Esta colecção "O Mundo Maravilhoso do Reino Animal", apesar de rudimentar, é interessante, sobretudo, pela ingenuidade dos seus desenhos, que até contemplam animais fabulosos e bichos pré-históricos.
A minha colecção está completa, nos seus 192 cromos. É, toda ela, obra de um senhor que dava pelo nome de Júlio Machado S. e que sedeava na Calçada de Santana, nº 34 - 3º, em Lisboa. Data de Setembro de 1953, e a caderneta, que teve um preço inicial de Esc. 5$00 e depois baixou para 4$oo, tirou 5.000 exemplares. Houve um patrocínio, provavelmente: da casa comercial Old England de que se faz publicidade nas páginas interiores. A Introdução à colecção é um encanto... Os desenhos dos animais têm a assinatura de M. Mendonça.
P.S.: para MR, que deve gostar.

7 comentários:

  1. Claro que gosto. Obrigada.
    Lembro-me de ter visto (ou ter tido) outras cadernetas de animais, mas não me recordo particularmente de nenhuma. Se a visse, talvez...

    ResponderEliminar
  2. Tb tenho objectos similares, mas posteriores :). Já agora, que vendia a casa Old England?

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que gostou,MR. Eu creio que estes cromos tiveram uma circulação restrita, para lá de Lisboa, porque me lembro de ter tido grande dificuldade em completar a colecção.

    ResponderEliminar
  4. Eu creio que a Old England vendia roupa de Homem,LB,provavelmente de importação de Inglaterra. Lembro-me de um "gingle" na rádio, muito repetido, que eu percebia mal, quando ainda não sabia inglês (finais de quarentas).

    ResponderEliminar
  5. Mais uma caderneta giríssima.
    A Old England também vendia roupa de mulher, a começar pelas maravilhosas camisolas inglesas.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado, Miss Tolstoi. E grato pela achega esclarecedora.

    ResponderEliminar