sábado, 20 de novembro de 2010

Música e Poesia XXVII : Dennis Potter

A música é escassa, e a poesia (se existe. Creio que sim), muito agreste, neste poste. Dennis Potter (1935-1994), inglês, conhecido, sobretudo, pelos argumentos para televisão, de "Singing Detective", "Karaoke", "Cold Lazarus" (dois deles com Albert Finney), é uma figura emblemática, para mim, e um argumentista notável. As suas obras mescladas de referências autobiográficas com imaginação, são orientadas por uma grande lucidez, e projectam uma antecipação científica do Homem post- moderno.

A intervenção de Dennis Potter, neste vídeo, dá-se, quando o escritor já se encontra muito fragilizado por um cancro do pâncreas, que também lhe afecta as articulações. Terá tido origem, diz-se, nos medicamentos que tomou, desde criança, para controlar uma psoríase intensa. Nestas condições difíceis continua, estoicamente, a escrever e a tentar fazer uma vida normal. Mas não só. Tratará e velará pela mulher, também vítima de cancro, acabando por morrer, apenas 9 dias depois dela.

P.S.: para ms.

4 comentários:

  1. A mensagem deste poste é agreste, de facto, mas quando se é lúcido e se procura ser verdadeiro, não há como evitá-lo. E, pensando bem, o efeito desta atitude nos outros acaba por ser muito semelhante à reacção à psoríase. Com isto quero dizer que quem se habitua a ser segregado por causa da doença provavelmente deixa de sentir qualquer espécie de tolhimento relativamente à franqueza extrema...
    Lembro-me do «dectective cantor», uma série notável.

    ResponderEliminar
  2. Há no Youtube, c. a.,uma entrevista extraordinária ("Dennis Potter - last interview - 1994"), onde Potter responde, francamente, a todas as questôes. Mas é um murro no estômago, apesar do amor à vida que transmite. Diz coisas tão interessantes como:"God is a rumour" ou " The religion is the wound, not the bandage". Ou fala, com grande sinceridade, das relações com o pai.Vale a pena ver e ouvir a entrevista que tem cerca de 1 hora, e 7 partes. Mas não é aconselhável a almas muito sensíveis...:-)

    ResponderEliminar
  3. Vou tentar ver a entrevista. Obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Não é perda de tempo, ms, é ganho.

    ResponderEliminar