Esta insólita fotografia, de autor desconhecido, tirada em Paris, nos anos 20 do século passado, e que faz capa do último TLS (nº 5789), fixou para a posteridade o irlandês James Joyce (1882-1941) e a editora-livreira norte-americana Sylvia Beach (1887-1962). Que, contra ventos e marés, e após recusas de várias editoras, resolveu publicar, em 1922, o romance Ulysses, de James Joyce.
Livro e marcador - 167
Há 20 minutos
Muito gira esta foto. Li uma biografia sobre a Sylvia Beach, de que gostei imenso.
ResponderEliminarEra do signo Peixes..:-)
ResponderEliminarBoa noite!
Já não me lembrava. :)
ResponderEliminarBom dia!
Graças a essa biografia, fiz um circuito por Paris, para ver alguns dos locais onde Sylvia Beach viveu e das suas livrarias (sítio onde foi, possivelmente, tirada esta foto) e tb pelos locais da livraria e residência da sua amiga Adrienne Monnier. Um dos edifícios tem uma placa recordando o local onde foi editado Ulisses.
ResponderEliminarA livraria começou por funcionar como gabinete de leitura, uma espécie de livraria de empréstimo, e era muito frequentada pelos ingleses e americanos que então viviam ou passavam por Paris. Mas isso deve vir nesse n.º do TLS.
A MR sabe mais do que o TLS diz (sobre Sylvia Beach), porque o artigo aborda, sobretudo, as repercussões, e até posterior proibição da obra de Joyce, na Inglaterra e E. U. A.. Creio que a pequena editora se chamava "Shakespeare & Company".
ResponderEliminarPor isso, o meu obrigado pelo seu elucidativo e útil comentário.
Nem mais e ficava na rue de l'Odéon. Agora há uma, que nada tem a ver com a primitiva, junto ao Sena.
ResponderEliminarBoa tarde!
Obrigado pela actualização, precisa.
ResponderEliminarBoa noite!