segunda-feira, 17 de março de 2014

Cores


Ao que dizem alguns estudiosos, na pintura italiana do Renascimento predominavam as cores suaves, mais claras ou esbatidas do que aquelas que alguns restauros, posteriores, vieram a acentuar para a modernidade. Por outro lado, e ao que parece, nas obras escritas da Antiguidade clássica, o azul não era usado para caracterizar o céu. E será que o azul existiria, como cor e palavra, nessa época? Homero refere, sim, a "aurora dos dedos róseos".
O branco sempre foi considerado. E adquire preponderância em pessoas tão distintas e distantes como Mussolini e Le Corbusier, que, este último, nas suas obras de arquitectura sempre privilegiou. O ditador italiano gostava também do ocre e dos castanhos que, de alguma forma, simbolizavam a terra, a cor da terra.
E que dizer do branco das casas algarvias ou alentejanas, a que o azul está, normalmente, associado? Razões, talvez, da forte luminosidade solar, porque caminhando para norte de Portugal, já as cores se vão diversificando mais, apesar do granito. Sendo que o preto raramente é usado na pintura das casas. Negro que, embora nos vestidos, acaba por dar um aspecto de distinção ou, até, de isolamento - viuvez.
Para não falar da neutralidade activa do cinzento-farda: dos meninos de Jeová, que se distinguem à légua; do cinzento-claro monótono e bancário, do austero gris-gestor formatado...

5 comentários:

  1. Não sei se o branco das casas algarvias e alentejanas têm assim tanto tempo quanto julgamos. Creio que é muito moderno ou não faria sentido o Topónimo: Casa Branco no Alentejo. Só fica, como topónimo, aquilo que é diferente.... é como a alcunha. E existe também Casas Brancas, para o Centro do país.
    E o mesmo se deve aplicar ao novos territórios com Casa Branca em Washington.
    Mas as cores (ou melhor a fabricação de cores) é bastante moderna assim como os seus nomes.... será vermelho ou encarnado o mais antigo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço-lhe as, como sempre, preciosas achegas que trouxe ao poste.
      Não sei responder à sua pergunta. Mas o castanho escuro, torrado (?), parece que era usado na antiga Roma.
      Uma boa noite!

      Eliminar
  2. Outro tema que me interessa. Tem sido feito um trabalho muito interessante ao nível da Conservação e Restauro, nomeadamente na FCT-UNL, no que diz respeito à fabricação de pigmentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem!
      Não sabia desse trabalho na FCT-UNL, mas vou tentar inteirar-me...
      Bom dia!

      Eliminar