quarta-feira, 19 de março de 2014

Citações CLXVI


7 de Março de 1969
Por causa do mercado comum e do reordenamento das terras, o campesinato francês desapareceu em menos de cinco anos. As consequências serão incalculáveis. Quando um país perde os seus camponeses, ele corta com as suas tradições, com a sua continuidade histórica, duma classe felizmente atrasada, porque ela exerce uma espécie de travão, de entrave útil, sem o qual irá de abalo em abalo (secousse). É preciso que haja inovadores, mas também é necessário que existam desconfiados, incrédulos, consternados. O medo da mudança é tão inerente à vida, como a avidez pelo novo.

E. M. Cioran (1911-1995), in Cahiers / 1957-1972.

2 comentários:

  1. O que me parece preocupante é a desertificação, porque não concordo nada com os pressupostos de Cioran. A não ser com a última frase.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teoricamente, a afirmação faz algum sentido, embora pareça reaccionária.
      E concordo que a desertificação é um dos maiores flagelos do último século, no interior de Portugal. Mas os governos têm ajudado muito - este último, então, nem se fala - para que os portugueses venham todos morar para a "praia"... Coisa que não se vê, noutros paises europeus, mesmo pequenos e de poucos recursos.

      Eliminar