quarta-feira, 26 de março de 2014

Cioran e a Música popular


É preciso rompermos com as nossas origens, com a superstição da «tribo». Sou romeno, é certo; no entanto, não consigo suportar a música popular romena (excepto a doïna *). Ao contrário, a música húngara mexe comigo, transtorna-me, chega-me ao sangue. Os húngaros são nossos inimigos. Mas, num certo sentido, estes inimigos estão-me mais próximos do que os meus compatriotas. Que conclusão tirar?

E. M. Cioran, in Cahiers - 1957-1972 (pg. 706).

* doïna - género de canção folclórica romena, normalmente nostálgica. Considerada, pela Unesco, Património Imaterial da Humanidade.

2 comentários:

  1. Logo vou ouvir a doina que acho que não não conheço.
    No geral, tb gosto da música húngara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A doïna é um tanto ou quanto monocórdica, embora singular.
      Também aprecio a música folclórica magiar.

      Eliminar