segunda-feira, 31 de março de 2014

Curiosidades 25


Penso que toda a gente, ao longo da sua vida, se cruzou com pessoas de nomes insólitos ou com apelidos extravagantes. Até que ponto esses nomes e apelidos marcaram, para bem ou para mal, a vida dessas pessoas, é que só os próprios o poderiam dizer.
O Alentejo e as Américas, na minha convicção, são lugares onde, por vezes, se abusa em relação à onomástica, muito embora, em quase todos os países, por motivos políticos, religiosos, ou outros, haja nomes em moda, ciclicamente. Foi o caso, em Portugal, de nomes brasileiros, por influência das telenovelas. O que, porventura, indicia alguma falta de imaginação ou um determinado horizonte cultural.
O último "Obs.", sob o apropriado título "Des prénoms qui détonent" refere que, nos Estados Unidos, em 2002, pelo menos 194 bebés, foram baptizados sob o nome de "Colt". E, em França, durante o ano de 2010, 30 criancinhas receberam o nome de "Jihad". E, em Setembro de 2013, houve até uma extremosa mãe que mandou o filho para a Escola, com uma tee-shirt onde se lia, de frente, "Je suis une bombe", e nas costas: "Jihad, né le 11 de Setembre". Um tribunal francês condenou-a a um mês de prisão, com pena suspensa, e uma multa de 2.000 euros.

5 comentários:

  1. E sempre (e em todos os tempos) existiram loucos, até a escolherem o nome dos pobres filhos.

    ResponderEliminar
  2. Ele há coisas, e cada ser humano: ..:-)) ou :-((

    ResponderEliminar
  3. Eu todos os dias encontro nomes estranhos...
    Coitaddas das crianças q não contam com o bom sendo dos pais...
    Bom ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos alentejanos é o normal...
      Mas também penso no que haverá de traumático escondido em tanta gente com nomes arrevezados.

      Eliminar