quinta-feira, 27 de março de 2014

No Dia Mundial do Teatro


Creio que a primeira peça de teatro que li terá sido o "Auto da Alma", de Gil Vicente. Também por razões escolares, seguiu-se-lhe "Frei Luís de Sousa", de Almeida Garrett. E até pouco depois dos 30 anos continuei, com regularidade, a ver e a ler obras teatrais.
Subitamente, e mais ou menos por essa altura, o meu interesse começou a declinar, a pouco e pouco, e julgo que há mais de dez anos que nem vejo, nem leio teatro. Mas também não consigo explicar a razão deste meu desinteresse acentuada por essa temática literária.
E, embora não a pratique de todo, actualmente, neste Dia Mundial de Teatro, que se celebra hoje, quero deixar, em imagem, algumas das obras que li e recordo, com maior satisfação, do passado.

7 comentários:

  1. Também li algumas de Gil Vicente, no liceu. Quando era jovem li "Mortos sem sepultura" de Jean-Paul Sarte, que me impressionou. Não gostava muito de ler teatro. Ultimamente li algumas peças de Manuel Poppe de que gostei imenso.

    Tenho duas das peças que apresenta, mas em edições diferentes,( ainda não li) .

    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shakespeare, também o li em boa altura..:-)
      Mas hoje dia as peças de teatro já não me tentam, nem mesmo os espectáculos.

      Eliminar
  2. Não sou grande leitora de teatro (talvez porque a maioria das peças são uma chumbada), mas li muitas peças de Sartre, Miller, Albee, O'Neill e Tennessee Williams - gosto de todos. Também não sou grande espectadora de teatro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação aos seus preferidos de que também gostei, acrescentaria H. Pinter.

      Eliminar
  3. Pois, de Pinter, espero ir ver uma peça que vai em breve para o Nacional com o João Perry. Veremos...

    ResponderEliminar
  4. Dos portugueses, esqueci-me de referir Bernardo Santareno. Acho que li todas as peças dele e vi muitas delas representadas.

    ResponderEliminar