Nascido na Baviera, no seio de uma família de fracos recursos económicos, o futuro pintor Hubert von Herkomer (1849-1914) nunca esqueceu as suas origens nem o meio em que foi criado, muito embora pelo seu talento, viesse a ter uma vida folgada proveniente da sua arte, que era muito apreciada pelas classes dominantes.
Os seus pais, em busca de melhor vida, emigraram para os Estados Unidos e, posteriormente, regressaram à Europa, tendo-se fixado em Southampton (Inglaterra). Das suas memórias, ficaram, em temática coerente, os meios operários e os desfavorecidos retratados em várias obras de que são bons exemplos as telas On Strike (1891) e Hard Times.
Representado por vários quadros na Tate, Herkomer pintou também alguns retratos da rainha Victoria. E Eduardo VII escolheu-o para fixar, em tela, a imperatriz da Índia, no seu leito de morte. Em vez da habitual máscara de cera, que era costume fazer-se na época, do rosto de personagens ilustres falecidas.
Hubert von Herkomer foi também um fotógrafo pioneiro e fez alguns filmes mudos, tendo instalado um estúdio apropriado, para o efeito, na sua casa a que chamava Lululand.
Gosto das telas «On Strike» e «Hard Times», mas desconhecia o seu autor.
ResponderEliminarBom dia!
A reprodução numa revista do "On Strike", levou-me até ao pintor...
EliminarBoa semana!
Um pintor muito interessante - não conhecia. Obrigada e bom dia!
ResponderEliminarSem dúvida. E com uma uma coerência estética apreciável.
EliminarFoi um gosto..:-)
Bom resto de semana.
De acordo com as opiniões anteriores. Gostei muito.
ResponderEliminarÉ sempre bom visualizar tudo o que tenha qualidade.
Agradeço.
Vale a pena conhecer-lhe a obra que, não sendo propriamente inovadora, é de grande qualidade.
Eliminar