sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Osmose 98


Pensando bem, creio que nunca me preocupei excessivamente em criar novos amigos. Ou tentar seduzi-los. Eles cresciam, naturalmente, ao sabor de afinidades comuns e de gostos partilhados, de gestos atentos e inesperados. De memórias que se iam fazendo, e de aventuras, a princípio ingénuas, mas cada vez mais reais e impressivas, das nossas vidas. Do primeiro grupo da rua, ao da escola, depois nos locais de trabalho, eles foram aparecendo, tomando vulto e, embora muitos se tivessem sumido, no tempo e na geografia, sempre alguns ficaram - os mais desinteressados, os mais fortes. A triagem do real.
Quando vejo que, no feicebuque, se podem ter até 5.000 "amigos", fico varado! Como será possivel apascentar tanta amizade?!

13 comentários:

  1. Só 5000? Isso é pouco. Acumula-se, cada vez mais, tentando sempre atingir mais que o outro e tanto como uma "estrela"!
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é explicável pela ligeireza do nosso tempo, pela vacuidade dos sentimentos de muitos, pela sofreguidão da quantidade. Eu continuo a tentar ser rigoroso, no grau: amigos, conhecidos, meros contactos. Sem estabelecermos uma hierarquia, acabamos por ser volúveis, quase (e desculpe-me) uma espécie de rameiras...
      Retribuo os seus votos, com estima.

      Eliminar
  2. É raro abrir o meu Facebook.
    Opto por contactos no blogue.
    São mais interessantes e, na minha opinião, têm mais conteúdo.
    E através ele já consegui BOAS AMIZADES.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tive a tentação de ter conta na instituição.
      Isto salta de moda em moda nova. Parece que o que agora está "in" é o Instagram...
      Os blogues também me chegam, acho-os adequados ao meu gosto e forma de estar. E os diálogos, quando os há, têm mais consistência.
      Cordialmente lhe desejo um bom fim-de-semana.

      Eliminar
  3. Inscrevi-me no facebook para reencontrar amigos do liceu, mas depois percebi que só me recordava do primeiro nome ou da alcunha e dos que sabia o nome completo, não há rasto. Terminei por manter a página mas sem actividade, mas recebi pedidos de amizade de pessoas que não conheço e alguns dos meus conhecimentos passaram a usar o facebook para comunicar em épocas festivas, evitando assim a chamada telefónica.
    Confesso que não me seduziu e interrogo-me também como é possível seguir centenas de amigos.
    Boa noite!
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo acaba por mondar, duplamente, mesmo algumas das amizades infanto-juvenis. Mas também já me aconteceu, num caso, que uma dessas relações primiciais ressuscitasse, com a mesma vivacidade, passados 40 anos - são casos raríssimos, pelo menos, no meu caso.
      O resto julgo que, em boa parte dos casos, são relações ligeiras e banais, muito à superfície, como julgo acontecer no feicebuque.
      Um bom fim de semana.

      Eliminar
  4. Apascentar milhares de "amigos" deve dar um trabalhão!
    Tenho um blogue de eleição que tem uma linguagem e temas
    que me agradam. Algumas vezes lá arrisco um ou outro
    comentário e fico satisfeita por ser "ouvida". Além deste,
    que é o primeiro, mais dois ou três merecem a minha atenção.
    Agradeço, e desejo-lhe um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...trabalhão e pachorra, Maria Franco.
      Mas tudo vai da exigência e densidade que se pede a uma relação.
      Tempo, atenção, verdade são muito importantes. Alguma fidelidade, no seu sentido mais amplo (ou persistência, num sentido mais "laico") ajudam muito, a esse estar de amigo - julgo eu. Tento cumprir...
      Grato pelas suas palavras.
      Votos de retribuição, com muita estima.

      Eliminar
  5. Não são amizades, na esmagadora maioria. Grande parte são conhecidos, alguns nem isso. Contudo, às vezes é bom para reencontrar pessoas que já não víamos há muito tempo. E é mais fácil e rápido para comunicar. Bom Sábado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uma certa tendência para a confusão dos sentimentos, hoje em dia... E dos tratamentos. Há até alguns comerciantes que abusam do "ó amigo!" ou do "olá, vizinho" - como no feicebuque, aliás.
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar
  6. Não tenho facebook, nem linkedin, nem nada disso, mas recebo muitos pedidos de amizade de muitas criaturas de que nunca ouvi falar. :-)
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O robot do linquedim é exemplarmente promíscuo, e usa, sem escrúpulos, o nome de pessoas conhecidas para tentar incluir-nos no redil da carneirada...
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar