quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Intervenção, em tempos de cólera



Surpreendo-me que, nestes tempos conturbados, a canção de intervenção, tão frequente na segunda metade do século XX, quase tenha desaparecido do panorama musical...
Com tantos dutertres, erdogans  no poder, e bolsonaros à beira de o tomar, estranho esta dormência de cantautores, decerto refastelados no conforto e tranquilidade de não agitar as ondas.
Não sei se o Chico brasileiro editou alguma canção, como nos seus velhos tempos, interventiva, mas Barbra Streisand, felizmente, rompeu esta pesada cortina de silêncio cúmplice.
E a canção, que o meu amigo AVP teve a gentileza de me enviar, é lindíssima. Embora as imagens do vídeo - parece-me - pudessem ter sido melhores. Mas, e como diz o povo: o bom é inimigo do óptimo.

8 comentários:

  1. Não conhecia sta canção de Barbra Streisand. Gostei. A voz dela está diferente, embora continue a cantar bem.
    Parece-me que a canção de intervenção é hoje feita pelos rappers, tanto nos EUA como na Europa.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo que os rappers o façam, isso não implica ou substitui a intervenção dos cantautores "tradicionais"...
      Também gostei muito da canção da Barbra.
      Bom dia.

      Eliminar
  2. Gosto da canção, e faz sempre falta alertar para
    muita coisa que está mal. A música pode ajudar.
    Boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com as suas palavras. Uma canção com qualidade e razões pode sempre mobilizar e conduzir a uma atitude menos passiva dos que a ouvem.
      Boa noite.

      Eliminar
  3. Gostei da canção e não desgostei do video, que me ajudou a interpretar a canção, uma vez que o meu inglês é fraco.

    Boa noite e bom fim-de-semana:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O vídeo terá essa virtualidade, o que é positivo, sem dúvida. E a canção é muito bonita.
      Retribuo, com estima, os seus votos.

      Eliminar