sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Duas maneiras de ver a coisa, ou o bom gosto inteligente do Youtube


Quem pensa que domina a net e quejandos, desiluda-se. Ela e eles pretendem é orientar-nos. Impondo-nos publicidade pirosa, cultura da corrente dominante, infantilidades básicas, divertimentos pimba, músicas foleiras, nomeadamente, americanas.
Recentemente, e por aqui, nos vídeos de alguma música clássica do Youtube, nos primeiros acordes musicais, aparecia uma legenda publicitando um remédio para o tratamento de calos. Bom gosto, realmente... ainda se fosse em vídeos de música para dançar...
Mas o que acho ainda mais interessante, e altamente democrático, é que, para além de o Youtube andar todo desenculatrado, os seus algoritmos estão a funcionar de forma absolutamente destrambelhada e caótica.
Para já, um aspecto que eu considero quase insultuoso: nos últimos tempos, o Youtube resolveu recomendar-me, insistentemente, uma rubrica e temática infantil, que dá pelo nome de: Gaming for you, que em português à Google traduziram por Jogos para você.
De imediato, eu clico para eliminar estas frioleiras parvas, e logo aparece o refrão mecânico e algorítmico, gentil:

Got it. We'll tune your recommendations.
Ou (em português)
Ok. Ajustaremos as suas recomendações.

Ora, basta eu, passadas 2 ou 3 horas, voltar a abrir o Youtube, para de novo me aparecerem os Jogos para você, recomendados com a inocente candura dos atrasados mentais, dos desmemoriados e autistas. E, isto, recorrentemente...
Irra, que é bruto!

4 comentários:

  1. Já sorri como seu sentido de humor em relação ao "bom gosto"
    do Youtube. Eu não tenho grande razão de queixa mas lá que embirro
    com os constantes anúncios que aparecem nos vídeos, isso é verdade.
    O mais rápido que consigo é clicar no x para aquilo desaparecer.
    Quanto a música, algumas vezes até me dão sugestões interessantes.
    Tenha um bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A excepção confirma é regra. É verdade que, de longe a longe, há uma ou outra recomendação interessante mas, em grande maioria, as recomendações são infantis e lixo. Não somos nós que temos que agradecer, antes o Youtube, e até o Google, nos deviam pagar por suportarmos a publicidade abusiva que nos impingem, despudoradamente.
      Por isso sorrio, quando vejo nalguns blogues, a propósito de uma imagem ou transcrição, a legenda disparatada: "cortesia do Google".
      Um bom fim-de-semana, que já está próximo...

      Eliminar
  2. Acontece-me o mesmo noutros sites, por exemplo, no Pinterest. De vez em quando, ando a apagar coisas. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm todos o ADN marcano, na boa tradição de "fake news" secundárias...
      Boa tarde.

      Eliminar