domingo, 14 de outubro de 2018

Bibliofilia 165


Rodeado de vicissitudes várias, O Hyssope, um dos primeiros, senão o primeiro poema herói-cómico português, mas seguramente o mais célebre, terá sido escrito, provavelmente, entre 1764 e 1767, em Elvas, por António Diniz da Cruz e Silva (1731-1799), no período em que lá exerceu as funções de juiz. Fundador da Arcádia Lusitana, em que adoptou o pseudónimo de Elpino Nonacriense, Cruz e Silva foi um dos seus maiores dinamizadores.
Várias versões manuscritas de O Hyssope circularam, entre particulares, até vir a ser editado, já postumamente (Cruz e Silva faleceu no Rio de Janeiro, em 5 de Outubro de 1799), no ano de 1802. Para evitar problemas com a Censura, o livro tinha como local de edição Londres, muito embora tivesse sido impresso, realmente, em Paris.


Tratando, com humor discreto, de um litígio burocrático e ritualista entre dignitários eclesiásticos elvenses e porque beliscava ou ridicularizava a Igreja, o livro foi apreendido, a mando de Pina Manique, sendo por isso raro. Com a instalação de Junot, em Lisboa, aproveitando um período de maior liberdade, o livreiro Rolland fez imprimir a segunda edição de O Hyssope, em 1808. Mas com a retirada de Junot, em Setembro de 1808, a obra foi de novo retirada do mercado, e também se tornou rara. As 3ª e a 4ª edições saíram em Paris.
Até 1910, o general F. A. Martins de Carvalho, na obra As edições do "Hyssope" (1921), regista a publicação, de nada menos, de 24 edições. O Poema Herói-cómico era muito apreciado e popular ( e, hoje, alguém o lê?).
Longamente desejada, por mim, consegui comprar, afortunadamente, aquela segunda edição, através do último Boletim Bibliográfico, na Livraria Olisipo. Dei pelo exemplar 30 euros, com a melhor das vontades e grande satisfação.

2 comentários: