segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Favoritos XXXII : o Colosso e a Pedra Formosa



Francisco Martins Sarmento faleceu a 9 de Agosto de 1899. Nascido em Guimarães, a 9 de Março de 1833, formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, mas notabilizou-se, sobretudo, como arqueólogo. A ele se devem as escavações que puseram a descoberto as povoações castrejas da Citânia de Briteiros e de Sabroso. Martins Sarmento poetou, na juventude, e traduziu "Os Argonautas", de Apolónio de Rodes, e a "Ora Marítima" de Avieno. A ele se deve a criação da Sociedade Martins Sarmento (1888) que, hoje, se subdivide entre a Fundação e o Museu do mesmo nome do arqueólogo, em Guimarães. O Museu a quem este ilustre vimaranense, que não teve filhos, legou grande parte dos seus bens, integra duas peças de remota antiguidade: a chamada Pedra Formosa, provavelmente uma estela funerária, e que é o "ex-libris" do Museu; e o denominado Colosso de Pedralva, gigantesca estátua de três peças em granito, que estaria ligada ao culto fálico da Lusitânia. A última foi adquirida ainda por Francisco Martins Sarmento, em 1892.
Entre a primitiva filigrana decorativa da Pedra Formosa e a tosca rusticidade do Colosso de Pedralva, tenho uma particular preferência por este último.

4 comentários:

  1. Parece merecer uma visita. Se não for antes, em 2012 espero lá ir, à Capital Europeia da Cultura.

    ResponderEliminar
  2. ...E não se arrependerá. Dos Centros Históricos que conheço, em Portugal, o de Guimarães com o de Évora são os melhores.

    ResponderEliminar
  3. Estive há uns anos em Guimarães e gostei imenso da recuperação do centro histórico.

    ResponderEliminar