segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Fotografia, arte e vida


Há fotografias que têm um misterioso encanto hipnótico. Como alguns retratos da Renascença em que uma estranha fascinação nos leva a fixar, indefinidamente, o rosto do retratado no intuito vão de perceber alguma coisa, nos traços e expressão, da sua personalidade ou sua vida. É uma transferência da verdade que já está inquinada à partida: porque o pintor já deu "opinião" e pôs lá, aformoseando muitas das vezes, o que pensava do retratado. Mas também na pintura abstracta o nosso olhar se demora, quase esquecido, às vezes, procurando, nas cores e nos traços, um vulto indistinto ou uma forma sugerida na busca dalguma intenção do seu autor. É uma tarefa errada, em princípio, ou condenada a uma verdade ilusória. Tanto ou mais do que a ave de rapina que Freud quis ver no manto de Santa Ana, no quadro de Leonardo da Vinci. Seguramente, e a maior parte das vezes, o músico, o pintor, o poeta, não tiveram, à partida, intenção nenhuma. Foi apenas instinto e alma. Ou arte, para quem preferir.
A fotografia que aqui se reproduz data de 1939. Possivelmente, do Verão. E antes do início da II Grande Guerra que começou com a invasão da Polónia, a 1 de Setembro, pelas tropas alemãs.
O fotógrafo parece ter procurado a simetria, na disposição hábil do grupo. É, como se vê, a foto oficial de um casamento. O que posso acrescentar é que há nestas pessoas: comerciantes, industriais, padres ( um deles chamava-se Luís), um visconde e sua consorte, um legionário, um aventureiro e, possivelmente, um suicida. Dos retratados, não haverá mais do que 5 ou 6 pessoas vivas. E a noiva tem, hoje, mais de noventa anos, e saúde, felizmente. O que quer dizer: pensa, anda e é autónoma. Do resto, poderemos tentar adivinhar ou especular, à vontade, com a nossa fantasia, ou com a verdade irreal que lhe queiramos emprestar.

12 comentários:

  1. E que podia ser o fio condutor de uma ficção romanesca tal a galeria de personagens descrita...

    ResponderEliminar
  2. É verdade, Miss Tolstoi.

    Falta aqui um Eça ou um Camilo,Luís Barata.

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de fotos antigas e esta é, como se costuma dizer, uma «mina» para a imaginação.
    E com o devido respeito por Eça e por Camilo, acho que ao «Arpose» não falta nada. Está, até, muito bem!

    ResponderEliminar
  4. O Arpose fica lisongeado e desvanecido...,c.a..
    Mas diz, em jeito de "máxima", que, muitas vezes, os poetas são os enteados preguiçosos da prosa.

    ResponderEliminar
  5. Um casamento no Minho... poderá ser um título?

    ResponderEliminar
  6. Pessoal,

    Gostaria de convidar para o 3° Encontro Internacional de Fotografia que acontece nos dias 19 até dia 22 de Agosto em Pirenópolis-Goiás. Mais informações no site : http://www.pireneus.org.br/photo/

    ResponderEliminar
  7. Sabe que o Vergílio Ferreira, no «Diário Inédito» que estou a ler, faz umas incursões na poesia, que permitem compreender melhor as queixas que expressa, relativamente às palavras. Vem isto a propósito dos poetas serem os «enteados preguiçosos da prosa» e da opinião que, acima, expressei... :-)

    ResponderEliminar
  8. Tenho e li o livro. No registo, prefiro as "Conta-Corrente". Em poesia, acho V.F. um bocado "canastrão". Mas como prosador, foi do melhor que tivemos, c. a. - na minha opinião.
    E a pensar, em português, o que é raro,também gosto de o ler.

    ResponderEliminar
  9. "Canastrão", precisamente. Foi também o que me pareceu, pelo que a sua opinião conforta-me. Significa que alguma coisa tenho aprendido com as minhas leituras deste último ano.
    E está visto que vou ter de ler as «Conta-Corrente»...

    ResponderEliminar
  10. Prepare-se, c.a., para a muita má lingua das "Conta-Corrente", e alguma verrina.Mas também há muitas coisas sérias e boas de V.F., por lá,sobretudo na 1ªsérie.

    ResponderEliminar