quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Esta noite


Voltou o vento fresco, ao fim do dia. E, com esta pequena brisa, chegam-me também os pios e a restolhada dos pequenos pardais, invisíveis na folhagem das árvores. Congratulam-se, felizes, como eu: pedimos pouco. Porque ontem, à noitinha, aves e gentes, todos faziam silêncio, alumbrados e perdidos na fornalha de deus que avançou noite dentro. Mas, hoje, as cortinas inflam para fora das janelas e varandas, e algumas (poucas) toalhas de praia garridas agitam-se nos estendais. Que o vento não cesse, nem se canse!
O "aladino" abriu os olhos eram 20,48 - cada vez a noite vem mais cedo. Uma criancinha, na rua e entre pais jovens, uiva, de repente, com persistência uns bons dois minutos. É uma assimetria selvagem, no silêncio fresco. O casal, impávido e sereno. Concluo, maldosamente, que os jovens pais devem seguir a cartilha teológica e dogmática do Dr. Daniel Sampaio. Quando eu era jovem, estes uivos calavam-se mais à bruta... Mas, normalmente, com melhores resultados futuros.
Em Colónia, dizem-me, chove a cântaros e troveja apocalipticamente - estão 20º de temperatura. Vestem-se casacos de malha, em casa, para não ligar ainda o aquecimento central.
Portugal, arde.

4 comentários:

  1. Dizem que amanhã refresca, mas sexta volta a fornalha.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  2. Hoje há uma brisa. Espero que perdure pelo dia, embora seja péssima para os fogos.

    ResponderEliminar
  3. Lá isso é verdade, Miss Tolstoi. E, pelos jornais,ainda há muitos focos activos.

    ResponderEliminar