sábado, 7 de agosto de 2010

Curiosidades 13 : Singularidades animais





É muito raro eu comprar revistas, mas, há dias, para ler e ocupar o tempo, sucedeu que adquiri a revista "Sábado" (nº326). A revista fazia referência (pgs.94/96) à saída do "Livro da Ignorância sobre o Mundo Animal", da Casa das Letras. Com a devida vénia, vou trancrever as particularidades de 3 dos dezasseis animais abordados no magazine: o albatroz, o elefante e o pombo. O livro, por sua vez, abarca singularidades específicas de um universo de 100 animais.

1. Albatroz - Voa maiores distâncias e durante mais tempo do que qualquer outra ave. Consegue planar durante seis dias sem bater as asas, dorme enquanto voa (para isso desliga metade do cérebro de cada vez) e pode manter-se no ar durante 10 anos (o albatroz-viajeiro só pousa para se reproduzir). Quando encontra parceiro, acasala para toda a vida e desenvolve uma linguagem corporal única de cumprimento após longas separações.
2. Elefante - As suas enormes orelhas desenvolveram-se para impedir que morresse, literalmente, de calor: o fluxo de ar que produzem reduz a temperatura do corpo em cinco graus. Para não se ajoelhar para beber desenvolveu um nariz de dois metros, capaz de sugar quatro litros de água de uma vez. Não é capaz de correr (para isso os pés têm de deixar o chão todos ao mesmo tempo), mas usa as patas para ouvir, captando frequências muito baixas de elefantes que podem estar a 10 quilómetros.
3. Pombo - Processa a informação visual três vezes mais depressa que o ser humano. Se visse um filme, 24 fotogramas por segundo parecer-lhe-iam uma apresentação de slides: precisariam de pelo menos 75 para terem a ilusão de movimento. É por isso que os pombos parecem esperar sempre até ao último instante para saírem da frente dos carros - para eles tudo parece mais lento. Porque não conseguem mover os olhos, quando andam movem a cabeça para a frente e para trás a fim de manterem a focagem visual.

6 comentários:

  1. Giríssimo, Sei bem quem devia ler este «Livro da Ignorância sobre o Mundo Animal». Eu, que sou uma total ignorante.

    ResponderEliminar
  2. Eu estou a pensar comprá-lo, porque do que li, na "Sábado", sabia, também muito pouco,MR.

    ResponderEliminar
  3. Caro APS, fez-me lembrar estes dois vídeos:

    http://www.youtube.com/watch?v=TUS8uQnx1VA

    http://www.youtube.com/watch?v=P2XyDF4cdpA

    Ilustram, lindamente, o que acima transcreveu. Os albatrozes são, como sabe, um bicho que me fascina...

    Um bom sábado para os meus dois Amigos!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada e igualmente para si, c.a. E, obviamente, também para APS.

    ResponderEliminar
  5. Também aprendi. E para os três comentadores anteriores desejo, também, um resto de bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar